XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica
429 XXVII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 19/10/2020 a 24/10/2020 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre Assim, os discursos e a atuação dos dirigentes do MEB tornarem-se cautelosos, justificando que seu trabalho era inspirado na realidade concreta dos camponeses e estava contribuindo com o desenvolvi- mento e a religiosidade nas comunidades atendidas. A redação desse documento também mostra o desaparecimento do viés reivindicati- vo, presente nos relatórios apresentados anteriormente. Palavras-chave: Movimento de Educação de Base; Ditadura Civil Militar; Igreja Católica; Educação de Base; Escolas Radiofônicas. Referências: CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pes- quisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petró- polis: Vozes, 2008. FAUSTO, Bóris. História do Brasil. 12º Ed. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2004. FÁVERO, Osmar. Uma pedagogia da participação popular. Análi- se da prática educativa do MEB – Movimento de Educação de Base (1961/1966). São Paulo: Autores Associados, 2006. KADT, Emanuel de. Católicos radicais no Brasil. Joao Pessoa: Edito- ra Universitária/UFPB, 2007. MEB. Escolas radiofônicas do MEB: notas sobre seus objetivos, sua programação e sobre o desenvolvimento dos alunos. Rio de Janeiro: MEB, 1966.
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz