XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

XXVII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 19/10/2020 a 24/10/2020 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre 428 Inscrição: 3962787 - apresentação oral O MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE (MEB) DIANTE DO GOLPE CIVIL MILITAR DE 1964: IMPACTOS E TRANSFORMAÇÕES Autor(a): Graziela Hundertmark Gonçalves Coautor(es): Orientador(es): Instituição: Unisinos (UNIBIC - Unisinos) Área de conhecimento: Ciências Humanas PPG em Educação OMovimento de Educação de Base/MEB foi criado pela Igreja Cató- lica por meio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil/CNBB, em março de 1961, sendo financiado pelo Governo Federal e ten- do por objetivo o desenvolvimento de um programa de educação de base, através de escolas radiofônicas, junto às populações rurais con- sideradas subdesenvolvidas do Norte, Nordeste e Centro- Oeste do país. Com o golpe de 1964 o MEB, passou a receber forte oposição de setores governamentais que consideravam suas atividades próximas das ações esquerdistas que vinham sendo combatidas pelo novo re- gime. Entretanto, após muitas negociações, pôde seguir ativo diante de uma série de transformações e limites. Portanto, o objetivo desta comunicação é identificar e analisar as principais modificações ocor- ridas no MEB sob o impacto da instauração do Regime civil militar. A base empírica desta análise é o relatório produzido em 1966, in- titulado Escolas Radiofônicas do MEB: notas sobre seus objetivos, sua programação e sobre o desenvolvimento dos alunos. Busca-se contextualizar o momento sociopolítico no qual esse documento foi produzido, bem como observar as transformações nas principais ca- racterísticas do Movimento de Educação de Base e em suas formas de atuação após o Golpe civil militar de 1964. Por meio do procedi- mento de análise documental, foi possível identificar as transforma- ções nos discursos do MEB, especialmente quanto aos materiais di- dáticos e aos documentos produzidos pela coordenação nacional do movimento. Observou-se ainda a estratégia, por parte das autorida- des eclesiásticas, de afastar as lideranças leigas – que buscavam uma mudança mais radical do sistema na luta por justiça social no campo.

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