XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

XXVII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 19/10/2020 a 24/10/2020 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre 420 Inscrição: 9506216 - apresentação oral O ENSINAR E O APRENDER NUMA REALIDADE HIPERCONECTADA: O DESAFIO DO DESENVOLVIMENTO DA PROGRAMAÇÃO DA GRADUAÇÃO AO ENSINO FUNDAMENTAL Autor(a): Camila Flor Wildner Coautor(es): Orientador(es): Instituição: Unisinos (PIBIC/CNPq - Unisinos) Área de conhecimento: Ciências Humanas PPG em Educação Este trabalho está vinculado à pesquisa “A CIDADE COMO ESPA- ÇO DE APRENDIZAGEM: Práticas pedagógicas inovadoras para a promoção da cidadania e do desenvolvimento social sustentável, de- senvolvida pelo Grupo de Pesquisa Educação Digital (GPe-dU UNI- SINOS/CNPq) e financiada pela Fundação Carlos Chagas e pelo Itaú Social. O objetivo principal do projeto consiste em, a partir da cons- trução de metodologias e práticas pedagógicas inovadoras que se apropriem da cidade enquanto espaço de aprendizagem, propor ele- mentos que possam subsidiar o desenvolvimento de políticas públi- cas para as séries finais do Ensino Fundamental e Formação Docente, que promovam a cidadania para um desenvolvimento social susten- tável. Em julho de 2019, iniciando o desenvolvimento deste proje- to, passei a frequentar semanalmente uma das Escolas Municipais de Ensino Fundamental, vinculada ao projeto. O objetivo era reali- zar oficinas tecnológicas com alunos de 6º a 9º ano a fim de subsidiar a continuidade do desenvolvimento do jogo “Teen Community”, que tem o propósito de chamar a atenção dos estudantes para os proble- mas e precariedades da escola e da comunidade. A Vila Brás, onde a escola se localiza, é um local de vulnerabilidade social acentuada e muitos dos seus habitantes não se sentem pertencentes à cidade de São Leopoldo. Em dois anos de desenvolvimento do jogo, os alunos aprenderam a modelar, a criar uma narrativa, roteirizar, mas o jogo continua incompleto, o obstáculo é a programação. Para o desenvol- vimento, percebi que estava diante de um momento que não tinha mais como ser adiado, oficinas sobre programação teriam que ser de-

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz