XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

XXVII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 19/10/2020 a 24/10/2020 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre 412 Inscrição: 8982144 - apresentação oral METAPESQUISA SOBRE INOVAÇÕES CURRICULARES NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA Autor(a): Brenda Flores Coautor(es): Orientador(es): Instituição: Unisinos (PROBIC/ FAPERGS - Unisinos) Área de conhecimento: Ciências Humanas PPG em Educação O presente resumo versa sobre um trabalho de pesquisa que teve como objetivo mapear as inovações curriculares desenvolvidas e im- plementadas no âmbito do Ensino Médio brasileiro. Com a preocu- pação de identificar, descrever e analisar tais ocorrências, é derivado da pesquisa “Estetização Pedagógica, Aprendizagens Ativas e Práti- cas Curriculares: um estudo acerca da individualização dos percur- sos formativos no Ensino Médio” coordenada pelo Prof. Dr. Rober- to Rafael Dias da Silva. O trabalho investigativo foi justificado pela necessidade de promoção de práticas inovadoras capazes de melho- rar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem e aproximar a escola da cultura juvenil e o estudante das atuais demandas do mer- cado de trabalho, favorecendo a conquista do sucesso escolar. Para esta fase da pesquisa, foi elaborada uma revisão teórica com o intui- to de desenvolver uma melhor compreensão do contexto educacio- nal atual, bem como dos aspectos basilares do campo dos estudos curriculares. A seguir, foi realizada uma revisão da literatura acer- ca do tema em diferentes bases de dados. Utilizando os descritores “currículo OR conhecimento”, “ensino médio” e “inovaç*” e o recor- te temporal 2015-2019 na base de dados SciELO e na Biblioteca Di- gital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), foram encontrados 5 resultados na primeira (dos quais, após leitura cuidadosa dos títu- los, resumos e palavras- chaves, 2 apresentaram aderência à pesqui- sa) e, com a adição do filtro “dissertações”, 109 trabalhos na segunda (sendo 32 selecionados para análise). Por fim, ao se debruçar sobre os trabalhos publicados pelos GTs Didática (04) e Currículo (12) nos

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz