XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica
XXVII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 19/10/2020 a 24/10/2020 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre 402 Inscrição: 7399778 - apresentação oral ESCOLA INDÍGENA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CULTURA E GESTÃO DE ESCOLAS INDÍGENAS Autor(a): Maria da Graça Lima da Rosa Coautor(es): Orientador(es): Instituição: Unisinos (PROBIC/ FAPERGS - Unisinos) Área de conhecimento: Ciências Humanas PPG em Educação Esse projeto de pesquisa parte de um estudo realizado sobre a edu- cação indígena, o qual foi identificado uma diferença no processo de ensino e na gestão escolar nas escolas indígenas, o que busco investi- gar e contextualizar é de que forma a cultura indígena influencia na forma de ensino e na gestão escolar e como os professores não indí- genas se adaptam à esse processo de aprendizagem. O objetivo geral dessa pesquisa é conhecer a forma de ensino e a gestão escolar de- senvolvida nas escolas indígenas à partir de sua cultura. Os objetivos específicos são analisar as entrevistas realizadas com docentes indí- genas e não indígenas; comparar as diferenças existentes entre o en- sino das escolas normais e o ensino nas escolas indígenas; identificar os desafios do docente não indígena em atuar em escolas indígenas; identificar os cursos de formação dos professores indígenas entrevis- tados. A metodologia aplicada será qualitativa, através de entrevis- tas semi estruturadas com docentes indígenas e não indígenas que atuam em escolas indígenas. A coleta desses dados será realizada em duas escolas indígenas, uma localizada em São Leopoldo e outra em Viamão. Os resultados esperados estão em compreender a forma de ensino desenvolvidas nessas escolas a partir do reflexo da cultura in- dígena, entender de que forma se dá a formação desses professores indígenas, analisando também se os docentes não indígenas também são aptos e recebem formação para atuarem nas escolas localizadas em aldeias, sabendo-se que é uma cultura totalmente diferente das escolas normais. Como já foi visto no meu estudo inicial sobre a cul- tura indígena, a oralidade é algo sagrado para eles, ou seja só falam o necessário, com isso pretendo aprofundar esse estudo visando tam-
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