XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

XXVII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 19/10/2020 a 24/10/2020 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre 396 Inscrição: 6271054 - apresentação oral EDUCAÇÃO DE REFUGIADOS: A ESCOLA COMO ESPAÇO DE ACOLHIMENTO E DE INTERCULTURALIDADE Autor(a): Nicole Magalhães de Oliveira Coautor(es): Orientador(es): Instituição: Unisinos (TCC - Unisinos) Área de conhecimento: Ciências Humanas PPG em Educação Este trabalho de conclusão visa a mostrar as dificuldades enfrentadas por crianças refugiadas em relação ao acesso à educação e à garantia de permanência. Assim, o objetivo deste trabalho é evidenciar a es- cola como agente ativo no acolhimento desse aluno e o papel do pro- fessor, as vivências e os processos de interculturalidade em sala aula na rede pública de Porto Alegre. Visa a ressaltar como tal acesso à educação pode servir como fonte de resistência, para que ocorra uma melhor adaptação no país de refúgio. Serão apresentados os aspectos legislativos quanto aos refugiados e os direitos no âmbito interna- cional e nacional. Por meio de dados do Alto Comissariado das Na- ções Unidas para Refugiados (ACNUR) e do Censo Escolar 2019, fo- ram produzidos mapas e gráficos, com a finalidade de ilustrar perfis e distribuição geográfica dessa população. Além disso, aborda como o processo de globalização interfere nos deslocamentos, a xenofo- bia e as questões que envolvem a identidade desse refugiado. Sen- do considerado então, além de números, a parte afetiva e identitária que há por trás desse processo de rompimento com o país de ori- gem. Lembrando que refugiados são pessoas com sentimentos, com histórias e com cicatrizes, que lutam por acolhimento e por aqui- lo que é de direito delas, e que, acima de tudo, buscam paz. Para nos aproximarmos mais da realidade, realizou-se uma pesquisa de cam- po, de cunho qualitativo, em que foi aplicado um questionário aber- to para docentes e para alunos das escolas da Rede Pública, da cida- de de Porto Alegre – RS, relatarem sobre as experiências deles. Dessa forma, foi possível trazer as realidades vividas por professores nas salas de aula e as adversidades perpassadas por estudantes refugia-

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