XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

383 XXVII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 19/10/2020 a 24/10/2020 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre Inscrição: 1297062 - apresentação oral AFETO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO CURSO DE PEDAGOGIA: O QUE NOS MOSTRAM OS TCCS Autor(a): Lisiane Catiei Mazzurana Coautor(es): Orientador(es): Instituição: Unisinos (UNIBIC - Unisinos) Área de conhecimento: Ciências Humanas PPG em Educação Este trabalho integra o projeto de pesquisa “A produção de senti- dos sobre afeto, amor e cuidado na formação inicial docente sob a perspectiva de gênero” (DAL’IGNA, 2017 - PPGEdu/Unisinos). O objetivo deste estudo é identificar e analisar os sentidos sobre afe- to construídos no contexto dos trabalhos de conclusão do curso de Pedagogia da Unisinos, e como o afeto atravessa e dimensiona a for- mação profissional docente. É importante destacar que a pesqui- sa está diretamente vinculada ao subprojeto de iniciação científica (2019/2020) e ao trabalho de conclusão de curso em andamento na Licenciatura em Pedagogia (2020). Nesta investigação, são examina- dos nove trabalhos de conclusão de curso, com o apoio teórico das seguintes autoras e autores: Carvalho (2011), Cruz (2019), Dal’Ig- na (2017), Gratiot-Alfandéry (2010), Maturana (2002) e Silva (2019), pesquisadoras e pesquisadores que veem o afeto e a docência desde perspectivas diferentes e que contribuem para a construção do pro- blema de pesquisa. Os resultados parciais mostram a importância de questionarmos os sentidos essenciais e universais atribuídos ao afe- to no curso de Pedagogia, como “afeto docente como algo bom em si mesmo” e “afeto versus formação profissional docente”, por exemplo. Palavras-chave: Afeto. Pedagogia. Docência. Formação. Formação Profissional. Referências: CARVALHO, Rodrigo Saballa de. A invenção do pedagogo generalis- ta : problematizando discursos implicados no governamento de pro- fessores em formação. Tese (Doutorado em Educação) - Programa

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz