XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

379 XXVII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 19/10/2020 a 24/10/2020 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre Inscrição: 4225780 - apresentação oral A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE POLÍTICAS CURRICULARES FACE A BNCC Autor(a): Mellany Canabarro Gonçalves Coautor(es): Orientador(es): Rosangela Fritsch Instituição: Unisinos (UNIBIC - Unisinos) Área de conhecimento: Ciências Humanas PPG em Educação Este estudo se insere na pesquisa “Políticas e práticas curriculares e organizacionais em escolas públicas na perspectiva da justiça social”, vinculada ao grupo de pesquisa “Políticas Públicas e Gestão Edu- cacional e Escolar” dos Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). A temática da produção do conhecimento acumulado sobre Políticas Curricu- lares se articula com ao projeto referido e com a demanda atual em que estão sendo implantados os currículos a partir da “Base Nacional Comum Curricular”. O objetivo é realizar um balanço da produção de conhecimento acumulada sobre políticas curriculares de modo a compreender melhor os efeitos da BNCC dentro do contexto escolar, para os professores atuantes da docência, para os alunos matricula- dos na rede pública e para os gestores e coordenadores. Metodologi- camente se constitui numa Revisão de Literatura cujo material bi- bliográfico se constituiu de artigos científicos publicados em revistas científicas disponíveis no portal de periódicos da CAPES. Para a bus- ca dos documentos foi utilizado como descritor “Políticas de Currí- culo” e como filtros: período de publicação de até 5 anos, contexto Brasil, idioma português. Desta busca resultaram 107 artigos e foram selecionados 32 que tiveram como objeto de estudo Políticas Curri- culares pela leitura dos títulos e resumos. Foram excluídos aqueles que tratavam de legislação governamental não relacionados com o campo educacional, abordavam de outro contexto que não o Brasil e alguns por estarem repetidos. Posteriormente, foi realizada uma aná- lise bibliométrica considerando o número de publicações, ano das publicações, palavras-chave e assuntos/tema. Como resultados, en- contramos em 2016 o maior número de publicações dos 5 anos ana-

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