XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

375 XXVII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 19/10/2020 a 24/10/2020 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre imediatos ligados a ela. Dessa forma, foi possível fazer uma rede pri- mária de conceitos, identificando repetições e ênfases dadas. Na se- quência, investiu-se na identificação de conceitos secundários, liga- dos aqueles relacionados diretamente a palavra ciência. A pesquisa ainda se encontra em andamento, mas já é possível perceber as redes de significados em que ela está inserida, por exemplo: na base para a resolução de problemas; produção de novos conhecimentos; letra- mento científico; estudo da diversidade, processos de evolução e ma- nutenção da vida, do mundo, seus recursos naturais, transformações e fontes de energia do nosso planeta e da aplicação dos conhecimen- tos científicos nas várias esferas humanas. Pelas repetições percebi- das nos usos da palavra, o que ganha mais evidência é o que vincu- la a ciência a base de conhecimento útil na resolução de problemas. O uso de verbos tais como: investigar, analisar , criar e solucionar in- duzem ao entendimento da ciência como algo que exercita a curio- sidade intelectual através da investigação e resolução de problemas. Trata-se de uma compreensão que visa estimular a vontade de apren- der e a curiosidade do(a) aluno(a), bem como o desenvolvimento das condições para que cada indivíduo seja um resolvedor de problemas, ou seja, que a ciência seja mobilizada pela utilidade. Palavras-chave: Ciência; Base Nacional Comum Curricular; Anos finais; Ensino Fundamental; Resolução de Problemas.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz