XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

369 XXVII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 19/10/2020 a 24/10/2020 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre te, tem-se compreendido que, quase sempre, o assessor tem o papel de fazer com que a escola faça e alcance os objetivos propostos pela mantenedora, evidenciando uma falta de autonomia tanto da esco- la quanto da SMED, tornando esses documentos escolares “fantasio- sos”. O assessor pedagógico, portanto, pode ser compreendido não como alguém presente para gerar mudanças, problematizar e ajudar a incentivar soluções de forma contextualizada. Como a produção do trabalho está em andamento, ainda não foi possível tirar conclusões palpáveis e concisas, mas acredita-se na viabilidade desse processo como um dos caminhos profícuos para que ocorra uma maior arti- culação entre esses dois pontos - mantenedora e escola. Isso porque, por intermédio do assessor, pode haver uma maior autonomia e co- laboração entre todos os agentes e partícipes das comunidades à ges- tão escolar. Portanto, colocando o assessor como agente de mudan- ça, possibilitando-se conhecer as tolerâncias frente às modificações e facilitando a transição da escola para um ambiente mais autônomo e colaborativo será possível concretizar um Projeto Político-Pedagó- gico que reconheça as necessidades escolares e sua necessária imple- mentação. Palavras-chave: PPP; Autonomia; Assessoramento pedagógico; Escola; SMED.

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