XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

367 XXVII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 19/10/2020 a 24/10/2020 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre são estudantes com deficiência (0,52%). Essa mesma porcentagem é possível de ser averiguada no Rio Grande do Sul no mesmo ano, com um total de 519.588 matriculados no Ensino Superior, sendo apenas 2.686 estudantes com deficiência. A metodologia utilizada é a pes- quisa qualitativa, estudo de caso (YIN 2015). Consiste em entrevistas semiestruturadas com os estudantes com deficiência, na forma on- line. A coordenadora da Pesquisa contata os coordenadores de dez cursos da IES com estudantes com deficiência, os coordenadores in- dicam o estudante mais antigo de seu curso. Eles são contatados por e-mail ou por telefone e convidados a participar da pesquisa volun- tariamente. O participante recebe o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Quando necessário se faz presente na entrevista o in- térprete de Libras. As entrevistas serão transcritas e analisadas atra- vés do método de análise de conteúdo. Paralelamente as entrevistas, ocorre a leitura e análise dos documentos institucionais, que tratam da política de acessibilidade para estudantes com deficiência da IES. A pesquisa encontra-se em andamento, devido a isso não há resulta- dos conclusivos. Contudo esperasse que o estudo auxilie na análise e aprimoramento de processos e práticas inclusivas na Universidade. Palavras-chave: Ensino Superior. Estudantes com Deficiência. Universidade Comunitária. Processos de Inclusão. Práticas de Inclusão.

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