XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica
251 XXVII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 19/10/2020 a 24/10/2020 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre Inscrição: 6002594 - apresentação oral PROCESSOS PSICODINÂMICO E DE FUNÇÃO REFLEXIVA DIFERENCIAM O INÍCIO DA PSICOTERAPIA DE PACIENTES BORDERLINE COM BOA E MÁ ADESÃO AO TRATAMENTO? Autor(a): Heitor Marques Holland Coautor(es): Orientador(es): Fernanda Barcellos Serralta Instituição: Unisinos (PROBIC/ FAPERGS - Unisinos) Área de conhecimento: Ciências da Saúde PPG em Psicologia Pacientes com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) apre- sentam quadro clínico severo e complexo, e costumam desafiar os li- mites da relação terapêutica, tornando árduo o processo terapêuti- co. Modalidades psicoterapêuticas, de base psicanalítica, baseadas no aprimoramento da Função Reflexiva (FR) têm demostrado eficácia com estes pacientes. Estudos sobre adesão de psicoterapias a distin- tos modelos ideais (protótipos) podem contribuir para compreender quais as características diferenciam tratamentos mais e menos efeti- vos com estes pacientes, incluindo exame de fatores comuns e espe- cíficos. Objetivo: Comparar dois 2 casos de psicoterapia com pacien- tes TPB (um com boa adesão ao tratamento e outro, interrompido), verificando a adesão aos protótipos de Psicoterapia Psicodinâmica (PP) e de FR na etapa inicial de tratamento. Método: Estudo de caso sistemático. Participaram do estudo duas díades. Caso A (boa adesão ao tratamento, commais de 250 sessões realizadas): paciente mulher, 19 anos, buscou tratamento para angústia, controle da raiva e idea- ção suicida. Terapeuta, 34 anos, formação em psicoterapia psicanalí- tica. Caso B (má adesão, abandono na 15ª sessão): homem, 30 anos, buscou tratamento por falta de controle emocional, comportamen- tos impulsivos e dificuldades interpessoais. Terapeuta, 32 anos, for- mação em psicoterapia psicanalítica. O Psychotherapy Process Q-Set (PQS) é um sistema observacional padronizado tipo Q-sort, com 100 itens, que descreve quantitativamente cada sessão psicoterapêutica. O sistema classifica e ordena as intervenções do terapeuta, os com- portamentos do paciente e a relação entre eles. As 15 sessões ini-
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