XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica
XXVII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 19/10/2020 a 24/10/2020 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre 222 autor da FFI. Posteriormente, a entrevista foi aplicada a uma amos- tra clínica de 93 crianças e adolescentes de 9 e 17 anos (M=13,12; DP=2,72) do sul do Brasil. Constatou-se que a versão em português da FFI apresentou uma consistência interna alta (α=, 79), assim como uma ótima concordância entre avaliadores ( α= 0,89). A análise fato- rial exploratória revelou dois componentes principais. O primeiro fa- tor foi denominado ‘Segurança nos relacionamentos e funcionamen- to reflexivo’ ( α= 0,95) e reuniu os itens relativos à avaliação de base segura, porto seguro, teoria da mente e coerência da narrativa, en- tre outros. O segundo fator foi nomeado ‘Insegurança do apego’ ( α= 0,72), e reuniu itens relativos à ansiedade e defesas do jovem, tais como raiva e desvalorização de si e dos pais. Os fatores obtidos fo- ram coerentes com a teoria do apego e os resultados alcançados pe- los participantes permitiram identificar os diferentes estilos de ape- go e de FR apresentados. Os dados apoiaram a validade de construto e de conteúdo da FFI. Concluiu-se que a FFI parece medir com êxi- to as diversas dimensões propostas, identificando-se evidências de sua utilidade na avaliação do apego e da função reflexiva na infância e adolescência. Palavras-chave: Friends and Family Interview; apego, função reflexiva; crianças; adolescentes.
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