Adevanir Aparecida Pinheiro 97 mentos que foram estudados de forma “torcida” que, ainda hoje, poderão dificultar a inclusão das culturas negras (e indígenas) nos parâmetros curriculares e nas várias áreas de ensino fundamental e superior. Para Gonçalves (2006, p. 12), “a ideologia da superioridade do branco, conserva em nosso País, elementos no plano estrutural e pessoal que reforçam mecanismos de exclusão e preconceito racial”.28 Os conceitos pejorativos foram sutilmente enraizados nas ações pedagógicas, estruturando-se ao longo dos séculos e permanecendo nos critérios ideológicos, didáticos, ainda nos dias de hoje, provocando exclusões inaceitáveis no mundo da educação. Segundo Rossato (2003, p. 16)29, “a educação deveria ser comprometida com a educação democrática, de autonomia, e autodeterminação”. As desigualdades constatadas nas trajetórias educacionais se espelham na maneira de como a população afrodescendente e outras etnias e classes empobrecidas não foram tratadas em termos de educação ou culturação. Neste sentido, focamos a importância de uma educação libertadora e dialógica enfatizada por Paulo Freire, possibilitando a transformação não apenas do educando, mas também de seu educador. O diálogo pode se tornar uma medida de combater as diversas discriminações que pairam sobre a consciência do educador que compromete a educação do sujeito afrodescendente entre outros. Para Santana: A discriminação vivenciada cotidianamente compromete a socialização e interação tanto das crianças negras quanto das brancas, 28 GONÇALVES, Luciane Ribeiro Dias. SOLIGO, Ângela Fátima DIS - Unicamp. Educação das Relações Etnicorraciais: O desafio da formação docente. Secretaria Municipal de Educação - Ituitaba - Unipac - Tupaciguara NEAB/UFU-GT: Afro-brasileiros e Educação/n. 21, 2006 - Uberlândia. 29 ROSSATTO, César Augusto. A cultura do controle vigilante e sua “ética” enganosa: globalização e neoliberalismo na fronteira México/ Estados Unidos. Universidade do Texas - El Paso Texas, EUA. Currículo sem Fronteiras, v. 3, n. 2, pp.70-90, jul/dez. 2003. Disponível em: <www. curriculosemfronteiras.org>. Acesso em: 14 de abril, 2008.
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz