Adevanir Aparecida Pinheiro 151 MARX, Karl. O trabalho alienado. In: OLIVEIRA, Paulo de Salles (Org.). Metodologia das ciências humanas. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 2001. McLAREN, Peter. Multiculturalismo revolucionário: pedagogia do dissenso para o novo milênio. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. MEKSENAS, Paulo. Sociologia da educação: uma introdução ao estudo da escola no processo de transformação social. 11. ed. São Paulo: Loyola, 2003. MELUCCI, Alberto. A invenção do presente: movimentos sociais nas sociedades complexas. Petrópolis: Vozes, 2001. ______. O jogo do eu: a mudança de si em uma sociedade global. São Leopoldo: UNISINOS, 2004. MOREIRA, Flávio Antonio Barbosa. A crise da teoria curricular crítica. In: COSTA, Marisa Vorraber (Org.). O currículo nos limiares do contemporâneo. 4. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Traduzido por: Eloá Jacobina. 12. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006. ______. Introdução ao pensamento complexo. 2. ed. Lisboa: Instituto Piaget, 1999. ______. O paradigma perdido, a natureza humana. 6. ed. Rio de Janeiro: Europa América, 2000. (Biblioteca Universitária). MOURA, Clóvis. Brasil: raízes do protesto negro. São Paulo: Global, 1983. MUNANGA, Kabengele. Negritude: usos e sentidos. São Paulo: Ática, 1996. ______. Política de Ação afirmativa em benefício da população negra no Brasil:um ponto de vista em defesa de cotas. In:
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz