132 O espelho quebrado da branquidade demonstram serem possíveis desafios para todos os profissionais atuantes na educação e demais áreas de ensino. Nesta mesma linha de pensamento freireano, Moreira48 afirma que: As dificuldades teóricas e práticas envolvidas no diálogo precisam continuar a serem enfrentadas: algumas serão resolvidas; outras, certamente não. Vive-se um tempo em que verdades se desvanecem, certezas se enfraquecem, dúvidas se acumulam, ambiguidades se exacerbam, caminhos se multiplicam. Nesses cenários questionamentos de pressupostos básicos podem ser vistos como esforços para romper os limites de sistemas de categorias cada vez mais inadequados e caminhar em direção a uma teoria capaz de captar as complexidades dos indivíduos e das manifestações culturais que criam. (MOREIRA, 2005, p. 29) De acordo com o autor são inúmeras as dificuldades existentes no campo geral da educação brasileira, no que se refere às relações étnico-raciais. A LDB, apesar de haver também supostamente variados tipos de lacunas, mesmo assim, ela poderá dar importantes contribuições no sentido de pautar discussões relacionadas à diversidade cultural e a pluralidade étnica. Consideramos a objetividade pautada nesta legislação com o surgimento do PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais). Acreditamos não ser um instrumento normativo para todos os profissionais da educação, mas consideramos com um instrumento legal que estará contribuindo na formação e didática dos profissionais de todas as áreas escolares, seja, gestor ou professor. Diante desta discussão, focamos a importância da formação docente, objetivando uma atuação mais didática e mais 48 MOREIRA, Flávio Antonio. O currículo nos limiares do contemporâneo. Artigo publicado no livro de Marisa Vorraber Costa (org.), 4. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz