Redes, sociedade e pólis: recortes epistemológicos na midiatização

83 A dimensão industrial da midiatização: investigação do ponto de vista das indústrias culturais The industrial dimension of mediatization: An inquiry from the cultural industries approach Ilya Kiriya 1 Resumo: Este artigo situa a midiatização contínua movida, prin- cipalmente, pela tecnologia digital no contexto da industrializa - ção da cultura, que é o fenômeno estudado pelo menos durante os últimos 80 anos. A midiatização digital empurra alguns domí- nios da vida cotidiana para dentro das indústrias de mídia, o que transforma o equilíbrio de forças no mercado e contribui para a industrialização de domínios mais amplos da cultura, como as artes cênicas, a educação, etc. Podemos ver o surgimento de no- vos esquemas da divisão do trabalho nesses campos. Palavras-chave: Indústria cultural. Midiatização. Criatividade. Comodificação. Industrialização da cultura. Abstract : This paper places the ongoing mediatization mainly driven by digital technology within the context of industrializa - tion of culture which is the phenomenon studied at least during the last 80 years. Digital mediatization pushes some domains of everyday life inside media industries which transforms the balance of forces on the market and contributes to the industri- alization of more broad domains of culture such as performing arts, education etc. We can see new schemes of the division of labor appearing in those fields. Keywords : Cultural industries. Mediatization. Creativity, Commodification, Industrialization of culture. 1 Faculdade de Comunicação, Mídia e Design, Universidade Nacional de Pesquisa – Escola Superior de Economia. E-mail: ikiria@hse.ru

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz