Redes, sociedade e pólis: recortes epistemológicos na midiatização

Pedro Gilberto Gomes 58 têm uma considerável produção intelectual sobre o assunto 5 . Entretanto, para alguns deles, o conceito estaria chegando ao fim, tendo a sua carga semântica esgotado a sua capacidade de explicar a realidade. Estaríamos no fim da midiatização. Em conferência proferida no Simpósio Internacional “Comunicação política em uma encruzilhada”, em Milão, em 17 de março de 2017 6 , Winfried Schulz discute a possibilidade do fim da midiatização, tendo em vista a emergência das redes so- ciais que perpassam toda a vida social. Sua reflexão tem como ponto de partida a importância da mídia de massa na sociedade contemporânea. Ancora suas po- sições nos estudos de Gianpietro Mazzoleni sobre a relação en- tre a lógica da mídia e a lógica partidária, visualizada na pesquisa sobre a cobertura da campanha nas eleições gerais italianas de 1983 7 . O foco foi a mudança do relacionamento entre os partidos políticos e os meios de massa na Itália, identificando duas lógicas: a lógica da mídia e a lógica da política. O pano de fundo é a teoria da mídia de David Altheide, sociólogo americano 8 , que centra a sua teoria no conceito de formato da mídia. Todo e qualquer meio de comunicação, incluindo os modernos meios de massa, organi- zam suas mensagens utilizando formatos específicos, sendo que esses, antes de tudo, são ummeio de controle social. No entanto, sublinha Schulz, Mazzoleni introduziu o conceito de midiatização, mas não o inventou. O cientista polí- tico sueco Kent Asp, frisa Schulz, reclama para si a primazia de ter criado o termo midialização em 1986, escrito com “l” 9 , para chamar a atenção para o crescente poder dos meios de comuni- cação de massa e a retirada de poder dos atores e instituições 5 Veja-se principalmente a obra: LUNDBY, Knut et al . Mediatization of Communication . Berlin: De Gruyter Mouton, 2014. (Coleção Handbooks of Communication Science, n. 21). 6 SCHULZ, Winfried. The End of Mediatization. The International Symposium “Political Communication at a Crossroads: An International Encyclopedia”, Milano, 17 March 2017. 7 MAZZOLENI, Gianpietro. Media Logic and Party Logic in Campaign Coverage: The Italian Election of 1983. European Journal of Communication , v. 2, p. 81-103, 1987. A pesquisa foi realizada por ele e seus colegas: Giorgio Grossi e Paolo Mancini. 8 ALTHEIDE, D. L.; SNOW, R. P. Media Logic . Beverly Hills, CA: Sage, 1979. 9 ASP, Kent. Medialization, Media Logic and Mediarchy . Nordicon Review , v. 11, n. 2, p. 47-50, 1990.

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