Redes, sociedade e pólis: recortes epistemológicos na midiatização
Ana Paula da Rosa 204 veis no fazer destes atores? Como proposta inicial, identificamos três tipos de imagens em jogo que optamos por considerar neste trabalho como imagens-operações, isto é, são imagens que fa- zem algo, não mais contemplativas, nem janelas, nem biombos (FLUSSER, 2002). São eles: imagem-síntese, imagem-resíduo e imagem-circuito. As imagens-operações serão aprofundadas ao longo deste trabalho a partir da articulação com a empiria. I - Tensões entre o acesso e o excesso Quando pensamos, hoje, as imagens que nos cercam, em um primeiro momento a sensação despertada é a da polifo- nia, ou seja, temos múltiplas vozes que reverberam emmúltiplas imagens de fontes cada vez mais diversas. Quando paramos para piscar, efetivamente, e naquela fração de segundo em que nossos olhos se movem e fecham, somos capazes de perceber que há uma intensificação da monofonia. Isso está ligado diretamente ao fato de que o acesso não redunda em polifonia. Fausto Neto destaca que no atual estágio da midiatização a questão do aces- so deve ser vista de modo mais profundo. Segundo ele, a pers- pectiva de natureza analítica argumenta que [...] a questão do acesso tem de fato profundas im- plicações sobre as formas de contato que o tecido social passa a desenvolver, mas entende também que esta dimensão não contempla a problemática da produção de sentido. Uma coisa diz respeito às condições de produção do acesso e circulação de mensagens e outra, inteiramente distinta – e, por- tanto, não contemplada pela convergência –, está relacionada com as condições de produção de sen- tidos (FAUSTO NETO, 2016, p. 56). Isto implica dizer que o afã de que o acesso aos dis- positivos ampliaria o acesso social aos discursos e, logo, aos sentidos é ilusório. Tal afirmação é cabível quando considera - mos que o acesso não se traduz em mais vozes, e sim em mais pessoas fazendo uso de tecnologias diversas, em especial as fotográficas potencializadas por aparatos móveis como os ce -
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz