Retratos da pandemia: conexões - desconexões & reconexões
90 Laísa Massena de Castro, Michele Rech, Sueli Venkre Tomás e Zuleika Köhler Gonzales Arkonada 8 , em entrevista ao IHU no mês de agosto de 2010, falou sobre o “Bem Viver”, que, para ele, é “viver em harmonia entre o material e o espiritual, consigo mesmo e com a Mãe Terra. Em última instância, saber conviver com tudo o que nos rodeia, com a comunidade”. O Bem viver, como sugere Arkonada, pode nos “ajudar a sair do caos em que vivemos” (ARKONADA, 2010), deixando o homem em segundo plano e evidenciando a natureza, ou seja, “uma convivência comunitária intercultural e sem assimetrias de poder (...) é um modo de viver sentindo-se parte da comunidade, com sua proteção e em harmonia com a natureza (...) diferenciando-se do ‘viver melhor’ ocidental, que é individualista”, diz Rauber (apud. Sanson, 2017, p. 125-126). Assim, o homem branco estaria sofrendo por ter perdido o contato com essa natureza que nos rodeia e da qual somos parte. Sabemos que existem políticas públicas que falam sobre a saúde indígena e orientam profissionais da saúde, mas a que(m) serve(m) essas leis? Elas efetivamente ajudam o profissional da saúde a entender e trabalhar com as vidas indígenas? A Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas (PNASPI – nº 254 do MS de 31/01/2002), é um importante instrumen- to de garantia para que a atenção a saúde desses povos seja efetiva, pois ela reforça que os serviços devem implementar “um modelo comple- mentar e diferenciado de organização – voltados para a proteção, promo- ção e recuperação da saúde –, garantindo aos indígenas o exercício de sua cidadania integral nesse campo”. (BRASIL, 2002, p. 6). E no seu âmbito a Portaria nº 2.759, de 2007 recomendam que haja a construção coletiva de estratégias para a promoção de saúde dessa população, envolvendo, principalmente, as lideranças desses povos. (BRASIL, 2007). A Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) é parte importante do cuidado em saúde indígena: é um subsistema do SUS, instituído em 1999 a partir da Lei Arouca. “A SESAI tem o papel de coordenar e avaliar todas as ações de saúde, promovendo, também, a articulação entre os 27 Órgãos Governamentais e Não Governamentais que possuem algumvínculo com a população indígena” (BENEVIDES; PORTILLO; NASCIMENTO; 2014, p. 36). Isto implica dizer que os povos indígenas têm seu próprio ‘sistema’ – um subsistema – dentro 8 http://www.ihu.unisinos.br/159-noticias/entrevistas/35571-descolonizacao-e- viver-bem-sao-conceitos-que-estao-intrinsecamente-ligados-entrevista-especial- com-katu-arkonada
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