Retratos da pandemia: conexões - desconexões & reconexões

82 Márcia Travi Heurich somente em junho, quanto pelas dificuldades de conexão e acesso aos meios de comunicação. A partir de uma reunião com as agentes comunitárias de saúde, ocorrida no dia 22/07/2020, foi evidenciado a demanda de novos usuários que estavam aguardando atendimento. Os contatos com os mesmos foram realizados através de chamadas de vídeo ou áudio pelo aplicativo Whatsapp, com duração média de trinta minutos, agendadas pela secretaria do PAAS que também estava funcionando de forma remota. O esforço realizado na reinvenção desta ação que originalmente acontecia por meio de visitas domiciliares em território fora especialmente motivado por um compromisso ético de cuidado em saúde diante do contexto de pandemia. A experiência no contexto da pandemia se diferencia, pois ela não proporciona o caminhar físico no território. Entretanto, esse percurso ocorreu de forma simbólica na construção de como dar continuidade a uma ação que ocorria fundamentalmente no território e que possuía característica de rede. Os principais aprendizados relacionam-se com as trocas/apoio entre os estagiários, a ampliação da compreensão dos quadros clínicos dos usuários para além de uma especialidade e a possibilidade de promover o acolhimento das pessoas mesmo à distância. Através dos monitoramentos proporcionados nesta atividade, pudemos vivenciar os aprendizados dos acompanhamentos interdisciplinares, discutindo os casos por meio de diferentes visões de áreas da saúde. Um ganho observado pela estagiária de nutrição foi a respeito de como conduzir as conversas e de como lidar com questões emocionais trazidas pelos usuários do PAAS. Durante a graduação, o curso de nutrição aborda muito pouco sobre como conduzir os atendimentos e como lidar quando o paciente traz frustrações, desabafos e questões emocionais para os atendimentos. Com isso, através dos atendimentos em conjunto mostrou-se possível aprender com os estagiários da psicologia a respeito desses assuntos. Já para os estagiários de psicologia, a aprendizagem situou-se em entender como funciona a construção lógica dos atendimentos nutricionais, a importância do olhar e do cuidado físico em relação às condições de vida dos usuários e em como a alimentação faz parte de questões que abrangem diversas áreas das vidas de quem acompanhamos. Percebemos juntos, na riqueza das nossas trocas, que a alimentação conversa diretamente com questões

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz