Retratos da pandemia: conexões - desconexões & reconexões
Monitoramento on-line de usuários moradores da Cohab Duque: um relato de experiência 81 para o serviço do PAAS. O objetivo central da ação é a promoção da saúde através de atendimentos interdisciplinares. No período que antecede a pandemia, o Projeto Cohab Duque ocorria todas as quartas-feiras das 14:00 às 17:00. Nesse período os estagiários se deslocavam até o território junto de seus supervisores. No território os estagiários eram divididos em duplas interdisciplinares e realizavam visitas ao domicílio dos usuários encaminhados. Após as visitas, ocorriam as supervisões dos acompanhamentos as quais eram mediadas por um psicólogo e por uma enfermeira. Em decorrência da pandemia, as agentes comunitárias de saúde deixaram de realizar visitas no território. Além disso, a prioridade dos atendimentos da UBS Cohab Duque foi destinada aos casos com sintomas de Covid-19. Soma-se a isso o fato de que integrantes da equipe da UBS foram afastados em função de adoecimentos ou por fazerem parte de algum grupo de risco. Por conta disso, as agentes comunitárias encaminharam alguns de seus pacientes para a ação, para serem monitorados mais de perto. Esses pacientes consistem principalmente em mulheres idosas e que moram sozinhas. Devido a questões relacionadas a pandemia, não foi possível dar continuidade ao projeto Cohab Duque nos moldes em que ele estava sendo desenvolvido. Para que a ação tivesse continuidade, os atendimentos passaram a ser realizados através de vídeos chamadas, as quais são marcadas e intermediadas pela secretaria do PAAS, geralmente realizadas no aplicativo Whatsapp. Nas chamadas há a participação do usuário e de dois estagiários do serviço, os quais realizam atendimentos interdisciplinares. Semanalmente, são realizadas as vídeo chamadas e, após isso, ocorre a supervisão com os professores responsáveis pelo projeto, para que sejam discutidos os casos. Monitoramento on-line: relato de experiência Com a retomada das atividades em junho de 2020, as reuniões de supervisão da atividade iniciaram. Houve reuniões internas entre supervisores e estagiários com a ideia de retomar o contato com usuários que já estavam em atendimento em semestres anteriores. Essa retomada se mostrou desafiadora tanto pelo intervalo de tempo, já que os atendimentos estavam pausados desde dezembro e foram retomados
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