Retratos da pandemia: conexões - desconexões & reconexões
78 Márcia Travi Heurich Clínica ampliada e rede O conceito de clínica ampliada, assim como a ideia de rede, atua como princípios fundamentais para diversos profissionais da saúde. A clínica ampliada pode ser compreendida como o que evidencia a articulação de saberes sobre os processos de saúde e doença, de maneira que profissionais e usuários dialoguem para a construção de projetos terapêuticos e demais condutas de saúde. Enquanto a rede pode ser descrita enquanto conexão entre os profissionais, usuários e os territórios onde se encontram os serviços de saúde (SUNDFELD, 2010; BRASIL, 2009). A existência dessa articulação de conceitos se faz necessária, porém ela é um dos passos em um processo maior para tornar o trabalho ou o aprendizado vivo. Para Merhy (2002), os saberes tecnológicos são em parte trabalho vivo e em parte trabalho morto. O trabalho se torna vivo no ato e opera como uma máquina política, que afirma e demarca territórios. Considerando isso, o trabalho em saúde, assim como na educação, é predominantemente vivo e fundamentado nas relações, no encontro de subjetividades e em intervenções em ato. Ainda que sejam predominantemente vivos, existem dimensões compostas por trabalho morto e tecnologias leves, que se resumem em instrumentos, em equipamentos e em tecnologias de modo geral, que auxiliam em um melhor atendimento. Nesse sentido, é importante pensar como os conceitos citados, o trabalho e a educação em saúde atuam em situações em que são tensionados, como na pandemia de Covid-19, em que se fez necessário o isolamento social. As práticas de clínica tradicional em forma de atendimentos individuais rapidamente se adaptaram para atendimentos remotos por chamadas de vídeo. Entretanto, quando pensamos na atuação dos profissionais da saúde vinculados ao Sistema Único de Saúde e demais serviços que tem como princípio a rede e a clínica ampliada, torna-se possível ampliar alguns questionamentos trazidos por Benevides (2005) e Sundfeld (2010). O que pode a clínica? e como as especialidades em questão se colocam a fazer uma clínica ampliada nos serviços de saúde tendo em vista tanto o trabalho vivo como os processos de ensino e aprendizagem? Seria simplista supor que a formação de um profissional de saúde resulta apenas de um processo de aquisições cognitivas
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