Retratos da pandemia: conexões - desconexões & reconexões

Monitoramento on-line de usuários moradores da Cohab Duque: um relato de experiência 77 necessitar de profissionais especializados (REDE HUMANIZA SUS, 2020). Em março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou a pandemia pelo novo coronavírus (Covid-19). A partir disso, neste momento, temos como medidas de enfrentamento no Brasil o isolamento social, a diminuição da circulação das pessoas e de aglomerações. Com isso, também foi indicada a redução do deslocamento das pessoas aos serviços de saúde (SOEIRO et al. , 2020). Por conta desse novo cenário, fora importante os serviços de saúde se reinventarem, para que dessa forma a população continuasse recebendo o apoio de profissionais de saúde. Corroborando com isso, os Conselhos Federais de Psicologia (CFP) e de Nutrição (CFN) (2020), afirmaram que atendimentos on-line poderiam ocorrer durante a pandemia. Soma-se a isso a Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020, que afirma que a prática profissional de estágios poderia ser cumprida remotamente, devendo obedecer às Diretrizes Nacionais Curriculares aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) (BRASIL, 2020). Enquanto estudantes dos cursos e estagiários emumprojeto que prevê a interação e atuação com uma Unidade Básica de Saúde (UBS) nos colocamos primeiramente a reconhecer a equipe que compõe este serviço. Na realidade do território Cohab Duque atualmente se fazem presentes profissionais de uma Unidade de Saúde da Família (USF), com o suporte da Equipe de Estratégia em Saúde da Família (ESF), que de forma integrada ofertam serviços e cuidados a população do local. Nesta direção entendemos como um de nossos objetivos olhar para como se deram e como estão se construindo as práticas para que essa rede de cuidado descrita anteriormente permaneça viva. Nesta direção esse trabalho possui como objetivo relatar a experiência de estudantes das áreas de nutrição e de psicologia em acompanhamentos interdisciplinares via on-line. As experiências de formação curriculares/acadêmicas são frequentemente impactantes na vida dos estudantes, seja para validar o aprendido até então ou para questioná-lo. Por vezes se fazem presentes na construção de vínculos com os usuários dos serviços, no planejamento e execução de projetos e trabalhos de conclusão de curso. Essa escrita permite-nos refletir tanto sobre as práticas profissionais quanto sobre práticas de formação curricular.

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