Retratos da pandemia: conexões - desconexões & reconexões

40 Marcela Nunes Penna, Vanessa da Silva, Flávia Pereira Galisteo, Michele Scheffel Schneider e Melina Lima de vínculo e inserção delas na rede de proteção. O principal objetivo desta escuta é, alémdo acolhimento, divulgar e oferecer como alternativa de apoio o centro de referência para atendimento às mulheres em São Leopoldo, o Centro Jacobina. As escutas são agendadas previamente pela secretaria do PAAS e aconteciam através de chamada de voz pelo Whatsapp, realizada pelo telefone institucional. Antes de ser realizada a ligação, a secretária do serviço certificava-se de que o telefone era da mulher indicada e, após, enviava um convite em formato de imagem para o seu Whatsapp contextualizando a ação (conforme apresentado abaixo). Mediante o aceite da escuta, a ligação era direcionada para uma das estagiárias da ação. Durante essa breve escuta, que acontecia por aproximadamente trinta minutos, as estagiárias acolhiam estas mulheres, buscando compreender a situação vivenciada, o nível de sofrimento, avaliando a rede de apoio que esta mulher possuía, bem como se as medidas protetivas solicitadas estavam sendo cumpridas pelos agressores. Neste contato também era averiguado se elas já conheciam o Centro de Referência em Atendimentos às Mulheres em Situação de Violência do Município de São Leopoldo – Centro Jacobina (CJ) e era reforçada a importância delas buscarem esse serviço, tendo sido oferecido o contato telefônico e os horários de atendimento do local, no intuito de facilitar essa aproximação e incentivar o vínculo dessas mulheres com o serviço oferecido pelo município. Ainda, mediante a gravidade da situação e análise de supervisão da Ação Escuta de Mulheres, outras intervenções e/ou encaminhamentos poderiam ser realizados. A escuta on-line: revelações do contexto virtual A escuta on-line ocorreu por ligações de voz pelo celular, através do aplicativo do Whatsapp, o que manteve como pré-requisitos o acesso ao aplicativo, à possibilidade de usufruir de internet no momento da chamada e, preferencialmente, um espaço em que a mulher se sentisse segura para se expressar. Ao longo do processo, a equipe questionou-se sobre quem seria essa população que estaria recebendo os atendimentos, visto que a internet no celular é um recurso necessário, o que exclui uma considerável parcela da sociedade vítima de vulnerabilidades sociais, financeiras, entre outros fatores. Nesse sentido, foram mantidas sempre em aberto discussões desse âmbito, para que seja possível repensar as

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