Retratos da pandemia: conexões - desconexões & reconexões
184 Entrevista com Emerson Merhy estudante pela reforma do ensino, até como professor. Se você reparar, as profissões da escola médica, a profissão médica na escola médica, somos pessoas que apresentam a ideia da educação permanente, do ensino no território da vida, do entre profissional, do trabalho interprofissional. A escola fala assim: podem brincar isso até o sétimo período. Depois do sétimo período, vocês não brincam mais disso. Agora quem manda somos nós, e criam regras que proíbem certas coisas. Você entra pra dentro de uma escola de enfermagem, você vai ver isso também entre várias outras redes profissionais, você vai perceber que os Conselhos Regionais e o Conselho Federal interferem na constituição das experiências pedagógicas. Interfere, cria regras de impossibilidades e possibilidades. Na medicina, por exemplo, tem uma regra que o Conselho Federal rege que não médico, não pode, em um internato e na residência, ensinar médicos. O coordenador da medicina tem que ser médico, e se não acontecer, ele é punido pelo conselho federal e pelo conselho regional. Ou seja, eles entram dentro da universidade e impõe a formatação dentro do processo formativo. Nós precisaríamos ter uma ousadia maior, não vejo força nenhuma fazendo isso no chamado campo da esquerda. Não vejo nem problematizando, hein, desculpa eu dizer isso. Cadernos: Nestes últimos três, quatro meses, em relação a reorganização das práticas dentro da universidade frente ao isolamento e cuidados, temos na nossa experiência que, nas formações presentes no PAAS, o grande embate, o maior embate, foi como os conselhos profissionais. Porque a partir de qualquer possibilidade transgressora que a pandemia de alguma maneira apresentava no sentido de reconduzir e inventar as possibilidades dos encontros, mesmo que em algumas profissões não tenhamos a intervenção consolidada, surgiam situações dando a visibilidade que os conselhos profissionais procuram interferir já muito tempo nessa condução pedagógica. Merhy : Ah, sem dúvida. Eu não tenho dúvida nenhuma quando a isso. Eu hoje estou engajado como vice coordenador da pós graduação do EICOS, do Instituto de Psicologia UFRJ 20 . Então eu tenho uma relação com o processo de graduação, eu vejo no processo de graduação da psicologia como vão se organizando os vários grupos, 20 Programa EICOS – Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidade e Ecologia Social do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
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