Retratos da pandemia: conexões - desconexões & reconexões
Diferentes contextos da prática clínica e as transposições para o atendimento virtual 155 foi retomado gradativamente alguns meses depois, quando as políticas de isolamento começaram a ser modificadas. (BRASÍLIA, 2020). O segundo contexto, o das instituições assistenciais, apresentou fatores mais complexos. Em ambas, a condição do profissional de Psicologia era de integrar equipes multidisciplinares e prestar atendimento psicológico a pacientes com perfis diversos. Ambas são associações assistenciais com estrutura hierárquica muito parecida, sendo que nas duas a equipe clínica é separada do restante das funções (como os cargos administrativos e de manutenção, por exemplo). A instituição A conta com uma gestão especialmente para a equipe clínica e a instituição B conta com uma gestão geral para todos. Curiosamente, durante o início do período de crise, a equipe clínica de B se manteve mais integrada e funcional do que a equipe de A. Em uma delas – instituição A – o público atendido se caracteriza por uma população preponderantemente exposta a vulnerabilidade social, apresentando demandas em torno de crianças, adolescentes e adultos com deficiências físicas ou intelectuais, assim como diagnósticos estruturais de psicose e autismo. Na outra – instituição B –, o público se caracteriza por crianças e adolescentes com doença grave ou terminal, abrangendo atendimento também aos familiares do paciente. Em ambas, o funcionamento usual (antes do início da pandemia) era de atendimentos semanais a cada paciente, com duração de 30 minutos (em A) e 45 minutos (em B). Além disso, ambos os espaços também mantinham reuniões de equipe semanais, com duração de mais ou menos duas horas. Outra característica semelhante era o uso de transporte, da instituição ou de órgão público daquela comunidade, para locomoção dos pacientes. Os que não se utilizavam desses meios, chegavam às instituições por conta própria. A experiência como psicólogo integrando as duas equipes permitiu desdobramentos diversos com os atendimentos psicológicos. Em A, a estrutura de comunicação foi interrompida por aproximadamente 40 dias, tanto com os pacientes como entre os profissionais. Além disso, não houve reuniões de equipe, e tampouco foram informadas previsões a não ser muito pontualmente, com a orientação de manter os atendimentos suspensos. Em B, já na primeira semana de isolamento social foi realizado o teste de reunião virtual; na segunda semana, a gestão informou a equipe em reunião sobre as condições da instituição quanto a manter os funcionários e as dúvidas
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