Retratos da pandemia: conexões - desconexões & reconexões
14 Rosana Cecchini de Castro, Nelson Eduardo Estamado Rivero, Letícia Ferraz Neis, Thaís Piacentini e Marcela Nunes Penna encontros, foi, aos poucos, construindo outros modos de se encontrar, passando a fazer parte de um cuidado que continuou em movimento nas UBSs, nos aparelhos das redes especializadas, na assistência social e outras diferentes instituições, pessoas e ações que se colocaram a cuidar. No dia 15 de junho, em Reunião Geral do PAAS, retomamos as atividades, tendo vários elementos como pano de fundo para orientar nossas práticas. Dentre eles, o Parecer no 005 do Conselho Nacional de Educação, homologado pelo Ministério da Educação e publicado no DOU (Diário Oficial da União) no dia 1° de junho de 2020. As Portarias MEC no 343 e 345/2020 e a Portaria MEC 544/2020. Nos diferentes cursos, Planos Contingenciais foram elaborados e as indicações das diferentes entidades de classe sugeriam inserções e cargas horárias possíveis aos estagiários, sempre resguardando, nas diferentes alternativas surgidas, a formação de qualidade. Internamente, passamos a realizar capacitações para a toda equipe, tanto em reuniões gerais como em grupos de supervisão. Organizados em seminários ou contando com a presença de algum convidado, fomos, aos poucos, nos familiarizando com alternativas de prática on-line. Outras possibilidades remotas, no entanto, estão sendo descobertas, experimentadas num cotidiano impregnado de demandas desafiadoras para as quais ainda há pouco material teórico e poucas experiências anteriores disponíveis para o embasamento das ações. Atualmente, os diferentes contatos, acolhimentos e monitoramentos que ocorrem, são planejados através da organização prévia da secretaria do serviço que reinventou o acesso aos usuários para atender as demandas deste novo tempo. 7 Tal planejamento mostrou-se indispensável frente ao fluxo de retomada do vínculo entre usuários e estagiários. A necessidade de alinhamento entre secretaria, gestão e equipe demonstrou ser um fator fundamental na retomada das 7 O fluxo dos atendimentos no PAAS tem uma organização básica, mas que pode ser reinventada na medida das diferenças das situações: 1. Contato prévio entre os estagiários e a secretária para organização dos horários de atendimento dos pacientes em grupo e /ou individualmente e demais ações. 2. A secretária envia por mensagem de texto, o horário e o link (quando o paciente tem acesso ao Teams) para o seu atendimento.3. Caso o paciente não tenha acesso ao Teams, recebe o horário em que acontecerá a chamada por Whatsapp, para o seu atendimento. 4. No dia e horário do atendimento, a secretaria realiza a chamada de vídeo e convida os estagiários e o paciente para entrarem na chamada (retirando-se em seguida da chamada).
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