Retratos da pandemia: conexões - desconexões & reconexões

134 Caroline da Silva Bueno e Vivian de Medeiros Lago Um dos momentos mais desafiadores foi a observação da interação entre mãe e filha. Estávamos apreensivos por não ter certeza se conseguiríamos alcançar nossos objetivos de identificar pontos importantes a serem relatados no laudo. Contudo, esta atividade além de superar nossas expectativas, nos atribuiu à participação em um momento muito especial e íntimo entre as avaliadas, que estão passando por um período importante e difícil de suas vidas, mas que foi possível identificar o carinho, o respeito e o amor. As entrevistas devolutivas também nos atravessaram com muitas questões. Com a advogada, o entusiasmo dela em receber nossos apontamentos, preocupações e soluções serviram de grande exemplo de parceria, networking e competência. Sobressaltando por termos encontrado muitos pontos importantes e sustentáveis para embasarmos no laudo e que iam ao encontro da ótica dela. Na entrevista com a avaliada, percebemos que essa entrou atrasada e parecia pouco interessada pelos resultados da avaliação. Isso nos provoca a pensar que, por estar vivenciando um cenário em que não havia opção para outra forma de solução, a desatenção foi um modo de manifestar-se, ficou cabisbaixa, parecendo mexer no celular o tempo todo. Com certeza, a grande preciosidade desse processo de avaliação remoto foi o aprendizado adquirido de forma vivencial. A oportunidade de poder contar com toda a experiência da professora, acrescido à sabedoria e prática da advogada proporcionaram uma prática que resultou em um cenário muito satisfatório. Reinventar as práticas profissionais e/ou acadêmicas pode ser uma reconhecida capacidade de ampliar as formas de fazer, proporcionando boas e inovadoras atitudes, que somados à vontade e interesse em aprender, à prática e à experiência, permitem construir e proporcionar um aprendizado de qualidade. Considerações finais Esta experiência pôde aproximar a teoria com a prática. Melhor ainda, ensinou praticando, ou seja, utilizando a Andragogia na sua forma mais genuína e que consiste em: [...] uma atividade de interação voluntária entre os indivíduos durante o processo de aprendizagem. Nestas circunstâncias, os participantes adotam uma atitude de colaboração tanto no

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