Retratos da pandemia: conexões - desconexões & reconexões
132 Caroline da Silva Bueno e Vivian de Medeiros Lago O planejamento inicial incluía a realização dos atendimentos no Serviço Escola de Psicologia (SEP) da UNISINOS Porto Alegre, quando nos surpreendemos com a quarentena devido à Covid-19. Inesperadamente, foi necessária readaptação para que o aprendizado ocorresse de forma remota. Foi apresentada, então, pela professora responsável pela turma, uma proposta de atendimento remoto. Por conseguinte, foi recebido um caso encaminhado por uma advogada que trabalha com Direito de Família. Ela contatou sua cliente, aqui identificada como Andrea da Silva 3 , explicando-lhe sobre a importância de participar de uma avaliação psicológica e de que forma o laudo resultante desse trabalho contribuiria com o processo judicial de regulamentação de guarda da sua filha. Como melhor forma de compreender a demanda do caso, realizamos uma conversa com a fonte encaminhadora (advogada) e também procedemos à leitura dos autos processuais. Assim, com consentimento por escrito de Andrea, que nos encaminhou o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinado, a avaliação ocorreu no modo on-line. Este termo continha informações que objetivaram esclarecer à participante alguns quesitos como as regras referentes ao sigilo e ao fato de ser uma turma de psicólogos em formação, supervisionados pela professora. Esse termo tornou-se indispensável para que a prática acontecesse. Planejamento Tão logo recebidos os documentos do processo, foi iniciada a preparação para o atendimento. A leitura dos autos foi fundamental para o entendimento da situação da família e para identificar a importância do processo de avaliação psicológica. Depois disso, um roteiro de perguntas foi elaborado em conjunto pela turma, para auxiliar no momento da entrevista. Essa leitura prévia foi muito importante, pois percebemos que as informações estavam mais detalhadas nos documentos, ou seja, a entrevista não abordou muitos aspectos que constavam no processo judicial. Apartir daí, foi necessário tambémrealizar algumas combinações com a turma, visto que todo o processo ocorreria de maneira on-line. Houve dificuldade na composição da dupla de trabalho, que ocorreu 3 Os nomes utilizados são fictícios, para preservar a identidade dos participantes.
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz