Retratos da pandemia: conexões - desconexões & reconexões

Avaliação psicológica on-line em tempos de pandemia: um relato de experiência 131 esta decisão conforme resolução 009/2018 do Conselho Federal de Psicologia (CFP): §2 – A psicóloga e o psicólogo têm a prerrogativa de decidir quais são os métodos, técnicas e instrumentos empregados na AvaliaçãoPsicológica, desde que devidamente fundamentados na literatura científica psicológica e nas normativas vigentes do Conselho Federal de Psicologia. (CFP, 2018). Esta tomada de decisão se estende quando se trata de avaliações psicológicas realizadas de forma on-line ou presencial. Entretanto, ainda que exista a regulamentação autorizando a aplicação remota de testes (CFP, 2018a), um número mínimo desses está aprovado pelo Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI). Cabe aqui observar a diferença entre a aplicação de testes de forma informatizada ou remota (on-line). A primeira está aludindo ao sujeito estar presente com o profissional e usarem um computador para a atividade. A forma on-line é imposta pelo distanciamento, e alguns cuidados devem ser tomados tanto pelo avaliado quanto pelo profissional. O avaliado precisa estar ciente que qualquer oscilação da Internet ou distração pode impactar no resultado e invalidar a atividade. Ao profissional compete a responsabilidade do sigilo das informações e cuidado com manuseio de instrumentos confidenciais. (MARASCA et al. , 2020). Devido à limitação de testes disponíveis para aplicação on-line, e pela demanda ter sido encaminhada pelo meio forense para avaliação de competências parentais, não foram utilizados testes no processo da avaliação a seguir relatada. Optamos pela utilização de outras ferramentas, como entrevistas e observações e que forneceram bons resultados para a construção do laudo decorrente desta experiência. Relato de experiência Este relato se dá sob a ótica de uma aluna do sétimo semestre do curso de Psicologia, que se inscreveu na disciplina de PAP III com a expectativa de aprender na prática todo o processo de avaliação psicológica. Essa demonstrou interesse em participar ativamente das atividades propostas desde o início do semestre, e permaneceu com esse entusiasmo quando a disciplina migrou suas atividades para o modo remoto.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz