Retratos da pandemia: conexões - desconexões & reconexões
Desafios de um atendimento acadêmico on-line em fisioterapia – relato de experiência 121 Paciente mulher, entorse de tornozelo. Tínhamos o conhecimento prévio do caso, por já ter tido acesso ao seu prontuário, o que nos permitiu fazer um planejamento para o tratamento do tornozelo da paciente, o que nos deu uma certa tranquilidade para iniciarmos os teleatendimentos. Porém no primeiro contato com a paciente a queixa dela era de dores lombares e sem nenhuma dor no tornozelo, o que instantaneamente nos fez buscar informações sobre a patologia relatada por ela e já aplicar técnicas para o alívio da dor já na primeira sessão, consequentemente mudando nosso planejamento inicial. Podemos perceber na avaliação através da videochamada que a paciente tinha falta de mobilidade no tornozelo direito (devido artrodese), havendo compensação do movimento com o quadril e falta de equilíbrio ao apoiar-se no membro inferior direito, nos dando uma maior preocupação em pensarmos em atividades que não a colocasse em risco de quedas. As atividades eram propostas conforme a tolerância e a segurança da paciente, com a evolução de carga e dificuldade suportada, o feedback visual e o relatado pela paciente se tornaram nosso suporte para a sua reabilitação. Já no quesito dedicação fomos surpreendidas ao propormos atividades para realização extra atendimento e termos em todos os atendimentos a resposta positiva da paciente na realização das atividades, para isso foram encaminhados pelo aplicativo do Whatsapp folders explicativos das atividades realizadas em atendimento semanalmente, contendo explicações da sua postura, dos exercícios e quantidades de repetições, que no último atendimento do semestre deixamos explicado que poderia seguir com as mesmas atividades no período em que não estivesse recebendo atendimento, pois assim não perderia os ganhos de mobilidade lombo- sacra e diminuição da dor adquiridas durante a telerreabilitação. Encerramento Na atividade acadêmica e Fisioterapia Clínica III, sempre é realizada uma atividade especial de encerramento com um momento envolvendo todos os pacientes, Diante da situação de 2020/1, isso não foi possível. Então como uma maneira de proporcionar algo diferente e menos formal, a equipe se vestiu como se estivesse em uma Festa Junina. A Figura 1 apresenta o post enviado para os mesmos.
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz