Retratos da pandemia: conexões - desconexões & reconexões

Desafios de um atendimento acadêmico on-line em fisioterapia – relato de experiência 119 muitas coisas não diferem em um atendimento remoto ou presencial: a anamnese é igual, o exame físico é adaptado com ferramentas que possam ser avaliadas de forma virtual, assim como os atendimentos. Ferramentas de automobilizações também foram inseridas. Cuidado com as tarefas do dia a dia (AVD’s) e temas de casa também foram mantidos. Na percepção de que o paciente precisava de técnicas só possíveis no presencial, isso era exposto de forma clara, porém não havia como resolver isso naquele momento. Relato dos alunos perante o seu atendimento Os alunos afirmam que a proposta de realizar o teleatendimento se tornou um grande desafio para todos, tanto para alunos, como professores, pois se tratava de um campo novo de atuação. No começo, existiam muitos receios, não era sabido quais estratégias podiam ser utilizadas, no entanto houve todo o suporte necessário, seja pelo treinamento, pelas leituras complementares que foram disponibilizadas, como também pela presença da professora em todos os atendimentos, fazendo com que fosse possível ter maior segurança durante o atendimento. A possibilidade de ter o contato mesmo que virtual com o paciente, provocou uma animação em todos e a experiência foi muito melhor do que se esperava, pois contou- se com um fator que auxiliou muito, a colaboração e participação ativa dos usuários em todos os atendimentos, sempre demonstrando o quão estavam dispostos a melhorar. Claro, realizar o atendimento desta forma possui certas restrições, as queixas que a paciente trazia se referiam a condições crônicas, se tornando muito difícil a melhora significativa pelo atendimento virtual, no entanto com a realização da avaliação cinética funcional, foi possível perceber que existiam diversas outras questões que podiam ser trabalhadas, como alongamentos, fortalecimento de musculaturas de membros inferiores, equilíbrio e principalmente a segurança durante a execução dos exercícios e das suas atividades de vida diária, tendo como referência para estes objetivos, o Programa de Exercícios OTAGO. Além disto, durante os encontros existiam momentos de troca de conhecimentos, seja por informações referentes ao momento atípico vivido, com o objetivo de enfatizar os cuidados necessários com enfoque na educação e prevenção da saúde, bem como o simples fato daquela pessoa ter com quem conversar e espairecer neste período de isolamento.

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