Retratos da pandemia: conexões - desconexões & reconexões
118 Equipe de Fisioterapia Diante do inevitável atendimento remoto, após a autorização do conselho federal (COFFITO), o primeiro passo foi apresentar aos acadêmicos os principais pontos da Resolução 516 de 20 de março de 2020. Após, foram realizados seminários com vários estudos sobre telerreabilitação e simulações entre os alunos. Diante da lista dos pacientes que haviam agendado para o atendimento presencial, foram selecionados aqueles que tinham acesso à internet, dominavam ferramentas de videochamada e apresentavam disfunções cabíveis de serem tratadas de modo remoto. Os teleatendimentos eram realizados com o horário preestabelecido entre os alunos e pacientes, a fim de manter uma sequência na rotina programada e para que não acontecesse nenhum imprevisto por falta de programação e/ou comunicação, onde naquele horário os alunos (dupla ou trio), a professora e o paciente entravam em uma ligação por videochamada e realizavam o teleatendimento semanal. As intervenções tinham a duração de trinta minutos emmédia, que foram realizadas por quatro duplas e um trio, com a supervisão da professora titular da atividade acadêmica, quando necessário, para fins de orientação e assistência, através de videochamadas pelos aplicativos Whatsapp ou Microsoft Teams. No total foram realizados sete atendimentos remotos, com cinco pacientes que estariam recebendo atendimento presencialmente e se enquadraram no perfil para a migração para o atendimento virtual da disciplina neste período, e que demonstraram interesse em participar dos teleatendimentos. Os aplicativos utilizados foram adotados por portarem os recursos necessários para a realização dos atendimentos remotos, além de serem de fácil acesso e manuseio para a utilização pelos pacientes. Resultados Relato do Professor Os alunos se mostraram compreensíveis com a nova situação, e foram muito parceiros entre si, e, notou-se que isso fez com que os atendimentos acontecessem de forma coerente. Com a fundamentação teórica e simulações antes da prática virtual, além da compreensão também do paciente com a nova situação, foi possível constatar que
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz