Retratos da pandemia: conexões - desconexões & reconexões

112 Vera Regina Röhnelt Ramires Referências BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz e Terra, 2019. CASTRO, Maria da Graça Kern. Psicoterapia de grupo com crianças mediada por contos. In: CASTRO, Maria da Graça Kern. et al. Crianças e adolescentes em psicoterapia: abordagem psicanalítica. Porto Alegre: Artmed, 2009. CORSO, Diana Lichtenstein; CORSO, Mário. Fadas no divã: psicanálise nas histórias infantis. Porto Alegre: Artmed, 2007. CORSO, Diana Lichtenstein; CORSO, Mário. Psicanálise na terra do nunca: ensaios sobre a fantasia. Porto Alegre: Artmed, 2016. FLESLER, Alba. As intervenções do analista na análise de uma criança. Rev. Assoc. Psicanal. Porto Alegre, n. 40, p. 18-30, jan./jun. 2011. GUTFREIND, Celso. A infância através do espelho: a criança no adulto, a literatura na psicanálise. Porto Alegre: Artmed, 2014. LINHARES, Maria Beatriz Martins; ENUMO, Sonia Regina Fiorim. Reflexões baseadas na Psicologia sobre efeitos da pandemia Covid-19 no desenvolvimento infantil. Estud. psicol., Campinas, v. 37, e 200089, 2020. Disponível em: https:// www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103- 166X202000010051. Acesso em: 4 set. 2020. KILOMBA, Grada. Memórias da plantação : episódios de racismo cotidiano. Tradução de Jess Oliveira, 1. ed. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019. MOLINA, Silvia Eugenia. De onde surge o brincar e o desenhar? Rev. Assoc. Psicanal ., Porto Alegre, n. 40, p. 43-53, jan./jun. 2011. PENITENTE, Luciana Aparecida de Araújo; CASTRO, Rosane Michelli de. Os contos infantis como literatura, na formação humana e na educação: Alguns aspectos. Língua e literatura , n. 30, p. 195-216, 2010-2012. ROTONDARO, Daniela Pacheco. Os desafios constantes de uma psicóloga no abrigo. Psicologia ciência e profissão , Brasília, v. 22, n. 3, set. 2002.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz