Retratos da pandemia: conexões - desconexões & reconexões

110 Vera Regina Röhnelt Ramires Diante disso, as Oficinas de Contos de Fadas são uma forma de trabalhar com as crianças questões que estão emergindo nesse período de pandemia. Os contos infantis, especialmente os contos de fadas, constituem uma das formas da criança expressar e elaborar os seus processos psíquicos; eles têm o intuito de suscitar na criança suas vias simbólicas, que são estimuladas por meio das representações que o conto apresenta. Alémde seus enredos possibilitaremvariadas e distintas formas de percepção de mundo, propiciam à criança exercitar sua imaginação em relação aos desfechos das estórias. (PENITENTE; CASTRO, 2012). Percebe-se com essa experiência que, passado o momento inicial do encontro entre os participantes, eles interagem, se identificam, formam laços que permitem acolher uns aos outros. O fato de serem ouvidos, de poderem expressar o que sentem e até de não se manifestarem se for esse seu desejo, faz com que se sintam pertencentes àquele lugar. Entusiasmam-se deixando a imaginação ganhar asas; as escolhas são deles, o espaço é deles e é isso que cria um ambiente surpreendentemente próximo, mesmo com cada um estando em sua casa. Para Castro (2009), os contos são um instrumento lúdico que facilita o acesso às conflitivas internas da criança, por meio de uma identificação com um personagem, além de mostrar recursos criativos para solucionar problemas, instigando de maneira lúdica a criança a pensar em novas formas de enfrentar situações de sua vida. Penitente e Castro (2012) apontam em seu estudo que os contos, por possuírem caráter ideológico, têm potencial de atuar como uma intervenção educacional em um sentido de socialização da criança com o mundo. Através das estórias, o material psíquico manifestado pela criança torna-se mais evidente, modificando ou ampliando seus mecanismos de defesa, de identificação projetiva e introjetiva. Os enredos, imagens, a forma como é contada a história, permitem uma aproximação ao mundo interno da criança. (CASTRO, 2009). Desse modo, destaca-se na contação de estórias infantis os benefícios que acarreta no desenvolvimento das crianças. Para Penitente e Castro (2012), a leitura proporciona uma experiência da criança ter contato e conhecer novas palavras, que contribui para o enriquecimento de seu vocabulário e sua habilidade de formação de linguagem, como também sua criatividade e sua relação dialógica. Adicionalmente, estimula a imaginação, ocupa-se de questões emocionais com as quais a criança se identifica, além de colocar no plano manifesto as ansiedades,

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