Retratos da pandemia: conexões - desconexões & reconexões
Oficinas de Contos de Fadas On-line: relato de experiência 109 no encontro seguinte, o mesmo menino contar um fato vergonhoso sobre si, um fato que o tornava menos perfeito e, portanto, vulnerável. Já o menino que se identificou com o Burro, nesse dia em especial, não estava muito interessado no desenho, mas na hora de falar sobre o que havia desenhado anunciou “ eu falo muito bem !”. Essa foi uma subversão de um problema (o de falar demais), e se tornou uma qualidade (de falar bem). Esse foi um encontro especial, pois assuntos como adoção, composição familiar, diferenças entre os membros da família surgiram e nos permitiram abordá-los. Além disso, nossos pequenos participantes deram-se conta de que todos tinham em comum a experiência de acolhimento institucional e de uma família adotiva, bem como de que as famílias têm configurações diferentes. Análise da Experiência Considerando o contexto atual, de pandemia do Novo Coronavírus (Sars-Cov2), que afetou o convívio social das crianças, tornando-o mais restrito e limitando sua interação apenas à família e, eventualmente, aos colegas de escola, através de atividades remotas, compreende-se que as Oficinas de Contos de Fadas têm viabilizado aos seus participantes um momento lúdico e de comunicação com outras crianças, que se encontram na mesma situação de restrições sociais e que passaram por dificuldades semelhantes às suas nas instituições de acolhimento. Além disso, o espaço virtual das Oficinas tem permitido a construção de novos vínculos e relacionamentos interpessoais com seus pares. A situação da pandemia torna-se um momento delicado quando se trata da saúde mental das crianças, conforme aponta o estudo de Linhares e Enumo (2020), ao constatar que a condição atual, de distanciamento ou isolamento, afeta a maneira que a criança está se constituindo e desenvolvendo, principalmente no que tange ao funcionamento psicológico. Este estudo trata de uma pesquisa com 220 milhões de crianças e adolescentes chineses, revelando que tais restrições poderão se refletir em impactos psicológicos, conforme for se estendendo a pandemia, tais como medo de ser contaminado, falta de contato presencial com pessoas do convívio, como professores, colegas de escola, amigos, e até mesmo familiares.
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