Retratos da pandemia: conexões - desconexões & reconexões
Oficinas de Contos de Fadas On-line: relato de experiência 107 configurações familiares também emergiram como discussão no grupo, possibilitando que as fantasias das crianças em relação aos temas fossem compartilhadas e acolhidas. Diante disso, acreditamos que os objetivos que motivaram a escolha do conto “O Patinho Feio” foram contemplados e trabalhados neste encontro. O grupo 2 tem como participantes duas meninas e dois meninos com idades entre 5 e 7 anos, três dos quais são negros e um é branco. Como o grupo é formado por crianças adotadas tardiamente, nosso trabalho está direcionado para o desenvolvimento do funcionamento reflexivo das crianças, da construção de vínculos de parentalidade e filiação com a nova família, a estruturação de uma base de confiança e, principalmente, a ressignificação dos laços de apego construídos no início de suas histórias de forma tão frágil e insegura. Dessa maneira, a escolha para este relato de experiência foi o terceiro encontro, no qual trabalhamos o conto Shrek. Essa estória foi escolhida juntamente com as crianças, que demonstraram surpresa e aprovação. Sugerimos esse conto por ser bastante diferente e complexo, fugindo dos estereótipos clássicos dos contos de fadas e focando sua narrativa não em aparências ou na dualidade bem/mal, mas na jornada subjetiva de personagens complexos (CORSO, 2011). A estória fala de questões como diferença, autoimagem, aceitação, vínculos e isolamento, todas temáticas presentes na trajetória singular dessas crianças. Como em cada início, demos as boas-vindas, relembramos as combinações iniciais para que todos aproveitassem ao máximo o momento; conversamos sobre como passaram as semanas que antecederam a oficina e seguimos para a contação da estória. Todos mostraram-se interessados durante a narração, fazendo algumas observações, entusiasmando-se com as imagens mostradas e imitando o rugido do Ogro. Findada a narrativa, as crianças passaram a falar um pouco de suas percepções, sobre as personagens que mais gostaram ou se identificaram e, após, fizeram um desenho. Nossas crianças sempre nos surpreendem com as escolhas das personagens, por muitas vezes serem fora do núcleo principal do conto e revelarem características realmente parecidas com os pequenos ouvintes. Nesse sentido, a estória de Shrek acaba por ser competente ao apresentar personagens principais bastante distintos e passíveis de uma identificação das crianças no presente, de como elas são hoje (CORSO, 2011). E assim foi: uma das meninas se identificou com a Fiona, a outra com o Pinóquio, um dos
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