Retratos da pandemia: conexões - desconexões & reconexões

104 Vera Regina Röhnelt Ramires com uma hora e meia de duração cada encontro. Os encontros ocorrem em ambiente virtual, por meio da Plataforma Teams, utilizada para as atividades da universidade. Os pais ou cuidadores responsáveis pelas crianças receberam orientações para apoiá-las no momento da conexão, devendo, na medida do possível, oportunizar um espaço reservado para que a criança pudesse ter privacidade para participar da Oficina, e ao mesmo tempo estar por perto para ser acionado(a) em caso de dificuldade ou necessidade. Os encontros são sistematizados de forma a proporcionar um espaço que possibilite aos participantes o compartilhamento de experiências e o desenvolvimento da capacidade de expressarem o que sentem, bem como de refinarem a capacidade de escuta do outro. Estruturaram-se com um momento inicial de boas-vindas, a contação da estória, o momento dos questionamentos sobre o conto – o que gostaram, o que não gostaram, quem gostariam de ser naquela estória, etc. Em seguida, as crianças foram convidadas a produzir um desenho e na sequência apresentá-lo aos demais participantes, expressando seus motivos e impressões sobre o tema do conto e do desenho. Por fim, conversava-se sobre as percepções de cada participante acerca da experiência e as sugestões para a próxima estória. Um dos critérios para a definição do conto para o encontro seguinte baseia-se nas observações e questões trazidas pelas crianças. Uma das razões para a escolha da utilização dos contos de fadas nas Oficinas é o fato de serem profundos de forma sutil, de um jeito que a criança se identifique e compreenda o significado de maneira inconsciente. Relato das Oficinas No momento, estão em funcionamento no Serviço quatro grupos de Oficina de Contos de Fadas, que se reúnem quinzenalmente, nas terças-feiras. Neste artigo, relataremos a experiência de dois desses grupos, que denominamos Grupo 1 e Grupo 2. Cada um foi constituído por quatro crianças, com faixa etária semelhante, o que facilita o compartilhamento de interesses e ideias. Serão apresentados os relatos de um encontro específico de cada grupo, no intuito de possibilitar uma compreensão em profundidade da dinâmica própria das Oficinas. O Grupo 1 é composto por duas meninas e dois meninos, com idades entre 7 e 9 anos. Duas dessas crianças passaram por processos de

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz