Retratos da pandemia: conexões - desconexões & reconexões

100 Vera Regina Röhnelt Ramires pensasse em alternativas que pudessem suprir necessidades de atenção no campo da saúde mental, e que estivessem em conformidade, ao mesmo tempo, com as diretrizes curriculares dos cursos de formação de psicólogos, surgindo assim as Oficinas de Contos de Fadas On- line do SEP UNISINOS, relatadas neste artigo. Apresenta-se a sua contextualização, pressupostos teóricos e o relato de duas Oficinas de Contos de Fadas em desenvolvimento no Serviço, no intuito de relatar, com maior riqueza de detalhes, essa experiência. Palavras-chave : serviço escola, oficina de contos, saúde mental, clínica com crianças. Introdução Em 2020, o mundo começou a enfrentar uma pandemia, ocasionada por um novo tipo de vírus, o SARS-CoV-2. Com alta capacidade de transmissão e podendo ser letal numa porcentagem expressiva de casos, a pandemia impôs medidas sanitárias e restritivas em todos os países, sendo uma delas a necessidade de isolamento social. Com isso, instituições de educação e de saúde mental foramdemandadas a reprogramar suas atividades, de forma a proteger e garantir a saúde e a segurança dos seus integrantes e usuários. A UNISINOS, assim como outras instituições de ensino superior, migrou todas as suas atividades para o ambiente virtual. No caso dos cursos com atividades práticas, como é o caso dos cursos da área da saúde, isso implicou um enorme desafio. O Serviço Escola de Psicologia, SEP UNISINOS, é vinculado ao Curso de Graduação em Psicologia do campus Porto Alegre desta universidade. Constitui-se como o espaço de prática do Estágio Profissional e, até o momento, vem desenvolvendo intervenções clínicas e psicodiagnósticos junto à população de Porto Alegre. Mantém uma parceria com o Ministério Público do Rio Grande do Sul e a Promotoria da Infância e da Juventude de Porto Alegre e, no escopo deste convênio, prioriza o atendimento de crianças e adolescentes que vivem em abrigos e casas lares da cidade. Diante da pandemia e do isolamento social, os atendimentos foram suspensos, tendo sido necessário repensar as atividades possíveis a serem oferecidas no ambiente virtual. Com isso, a continuidade da formação das estagiárias do serviço ficou em suspenso, bem como a continuidade dos atendimentos dos usuários.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz