Saúde e cuidado no serviço escola: adolescência presente!
Guilherme Luís Franzon e Leonardo Krolikowski Ferreira 93 Supervisão das práticas clínicas: inferências e aberturas ou de como tornar-se psicoterapeuta Guilherme Luís Franzon 1 Leonardo Krolikowski Ferreira 2 RESUMO: O artigo discorre sobre o espaço de supervisão em práticas clí- nicas a partir das experiências, questionamentos e impressões da parte dos autores diante de seus processos de inserção no estágio profissionalizante em psicologia, no Programa de Atenção Ampliada a Saúde (PAAS). A pre- sente escrita articula tais questões com o referencial teórico psicanalítico e organiza-se em três eixos temáticos que abordam respectivamente: dúvidas e ansiedade sobre o jeito de trabalhar clinicamente; a busca por uma verda- de inequívoca sobre os fenômenos clínicos e psicológicos e por um viés de compreensão teórico-prático; e a experiência com o dispositivo das sessões dialogadas e sua interface com os afetos contra-transferências percebidos na supervisão clínica. Palavras-chave: Supervisão clínica. Estágio profissional. Psicologia. Serviço escola. INTRODUÇÃO Essa escrita nasce a partir de reflexões que fizemos nos momentos que se seguiram de nosso ingresso no serviço e na supervisão de práticas clí- nicas. Ingressamos no PAAS a partir do estágio profissional em psicologia e nos vinculamos, de acordo com nosso interesse e identificação na supervisão de práticas clínicas de viés psicanalítico. Esta é realizada semanalmente, em 1 Graduando de Psicologia (Unisinos) e estagiário de Psicologia no Programa de Atenção Ampliada à Saúde (PAAS). 2 Graduando de Psicologia (Unisinos) e estagiário de Psicologia no Programa de Atenção Ampliada à Saúde (PAAS).
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