Saúde e cuidado no serviço escola: adolescência presente!
90 Nutrição e Psicologia: relato de experiência no projeto atendimento em conjunto também trabalhamos com Mindful eating para ela alcançar a sua meta de ema- grecimento sem tirar o prazer da sua vida social e lazer. Pensou-se nesta estra- tégia já que a paciente tinha conhecimento sobre o que comer, mas precisava aprimorar a auto regulação na hora de comer. Ao final dos atendimentos, foi levado o livro Mindful Eating: Comer com Atenção Plena da autora Cynthia Figueiredo para a paciente ler. Além dis- so, foram desenvolvidos alguns cartões de enfrentamento juntamente com a paciente. As estagiárias levaram cartões de diversas cores e pediram para Mariana escolher a cor e escrever ou desenhar algo que a ajudaria a manter as mudanças de comportamento em que estava engajada, ou seja, foram traba- lhadas estratégias de manutenção. Considerações finais Os principais aprendizados do atendimento em conjunto foram a im- portância do trabalho interdisciplinar e as limitações da prescrição, ou seja, perceber que a entrega de um plano alimentar não é o suficiente para proces- sos de mudanças bem-sucedidos. (FIGUEIRAS; SAWAYA, 2018; TORAL; SLATER, 2007). A comunicação interdisciplinar na presente intervenção ocorria não só nas supervisões, mas também durante os atendimentos. Por exemplo, estagiárias da nutrição perguntavam para os pacientes sobre como eles se sentiam, o que estavam pensando e estagiários da psicologia pergun- tavam sobre como estava a alimentação, auxiliavam na pesagem do paciente, por exemplo. Isto mostra o quanto o saber e os conhecimentos circulavam entre as áreas. Dessa maneira, todos os movimentos que acontecem caracteri- zam o Atendimento em Conjunto como uma prática realmente interdiscipli- nar, ou seja, o paciente tem duas pessoas de referência as quais não assumem um papel rígido, nem ficam circunscritas à sua área de conhecimento especí- fica. Tanto estagiários quanto pacientes aprendem e se beneficiam muito com esta modalidade de atendimento. Diante de todo o exposto, fica claro como o Atendimento em Conjunto visa trabalhar o autocuidado e incrementar a autoeficácia do pa- ciente. Oferece ferramentas para que o usuário se sinta mais capaz de realizar estes cuidados, que são evocados a partir da TCC, da MTMC, da EM, das estratégias de Mindful Eating e da EAN como exemplificado. O autocuidado se refere a ações realizadas pelo indivíduo voltadas para si mesmo com o intuito de melhorar sua saúde, já a autoeficácia refere-se ao quanto a pes- soa se sente capaz de desenvolver essas ações e responsabilizar-se por sua saúde. (CASTRO et al. , 2018). Além disso, um dos maiores aprendizados do Atendimento em Conjunto é a comunicação em saúde.
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