Saúde e cuidado no serviço escola: adolescência presente!
Franciele Peloso, Luana Kehl, Martha Wallig Brusius Ludwig e Maria Lúcia Lopes 89 A cada atendimento, conforme mostra o quadro, trabalhava-se com base em algum objetivo que a paciente tivesse (o que queria/desejava), uma meta (em que comportamento podia engajar-se para atingir o objetivo), uma estratégia (como faria para engajar-se no comportamento definido) e o re- torno (se tinha conseguido ou não realizar o planejado). Por exemplo, no atendimento 1, em que Mariana relatou sobre a necessidade de perder peso mas teve dificuldade de trazer uma meta, construiu-se com ela a estratégia de prestar atenção nos seus sentimentos quando come, como uma forma de ampliar a sua consciência naqueles momentos. Esta intervenção foi baseada na hipótese de que ela poderia comer como uma forma de aliviar sentimentos desagradáveis, e uma vez que notasse seu estado de humor, poderia escolher entre comer ou realizar alguma outra atividade que a levasse em direção ao que deseja para si. Pensou-se que talvez ela utilizasse o comer como uma for- ma de regular suas emoções. Além disso, foi realizada psicoeducação com Mariana sobre como seus pensamentos influenciavam a forma como ela se sentia e se compor- tava (com base na TCC, trabalhou-se o modelo cognitivo 6 ). Também, tra- balhamos que por vezes a comida podia servir como uma forma de dar conta de suas emoções negativas, explicamos sobre o mindful eating e psi- coeducação (para ampliar a sua consciência) sobre saúde, quais os danos da obesidade, o que é ser pré-diabética, os possíveis riscos cardíacos que ela tem, sobre o que é carboidrato, proteína, gordura, etc, para ela compreen- der e poder fazer escolhas saudáveis quando for comer em restaurantes ou ambientes festivos. A psicoeducação consiste em proporcionar ao paciente conhecimento sobre a sua doença ou problema com o objetivo de dar todas as informações ao paciente visando a diminuição e correção das distorções. (KNAPP, 2004). Mariana aderiu bem à estratégia de Mindful eating ao longo do semes- tre, conseguindo perceber o sabor, o cheiro, a cor, a textura dos alimentos enquanto comia, assim obtendo mais consciência e tranquilidade ao comer, assim como desfrutando mais. No final do semestre, foi combinado que no período de férias seria recomendado um livro sobre a temática de comer com atenção plena para a paciente, além de montar cartões de enfrenta- mento para que no período de recesso da ação a paciente não perdesse seus ganhos. Considerando o contexto desta paciente, observou-se a importância da sua vida social, de sair com os amigos, viajar e comer etc, visando isso 6 O Modelo Cognitivo propõe que as emoções e os comportamentos de um indivíduo são influenciados pela interpretação da situação a partir de suas crenças. Ou seja, não é a situação em si que determina as emoções e os comportamentos, mas sim a percepção do indivíduo sobre a situação. (WRIGHT; BASCO; THASE, 2008).
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