Saúde e cuidado no serviço escola: adolescência presente!
86 Nutrição e Psicologia: relato de experiência no projeto atendimento em conjunto mudanças. O reforço é um tipo de consequência que ocorre depois da ação e aumenta a probabilidade de o comportamento ocorrer novamente, podendo ser natural (ex: o paciente conseguir amarrar o tênis sem ajuda após emagre- cer) ou arbitrário (ex: comprar algo que gostaria depois de eliminar alguns quilos). (MOREIRA; MEDEIROS, 2007). Assim, o conhecimento sobre TCC, MTMC e EM facilita o pro- cesso de colocar em prática a Educação Alimentar e Nutricional (EAN). Esta consiste em uma estratégia fundamental para a prevenção e controle dos problemas alimentares e nutricionais, tais como doenças crônicas não transmissíveis, deficiências nutricionais, valorização da cultura alimentar, consumo sustentável e a alimentação saudável. (BRASIL, 2012). Dessa ma- neira, compreende-se o quanto os pacientes, a psicologia e a nutrição são beneficiados e crescem ao compartilhar essas abordagens visando um re- sultado eficaz. Operacionalização do atendimento em conjunto A supervisão do Atendimento em Conjunto ocorre semanalmente com as professoras da enfermagem, nutrição e psicologia responsáveis pela ação e os estagiários das três áreas. Na supervisão são estudados textos de MTMC, EM, TCC e Mindful Eating , assim como outros conceitos das dife- rentes áreas. São discutidos os casos em atendimento, os quais são olhados de uma maneira ampliada não só em relação às áreas, mas também em relação à vida do sujeito num contexto maior. Esta proposta condiz justamente com os princípios do PAAS de oferecer uma clínica ampliada, que trate a saúde do sujeito como um todo, compreendendo-o para além dos seus sintomas, mas atentando também para o ambiente que está inserido, sua história de vida, relações etc. Os atendimentos ocorrem quinzenalmente com cada paciente e têm duração de uma hora. A proposta é que cada dupla de estagiários avalie com o paciente seus objetivos e metas, assim como construa com ele as estratégias para alcançar cada passo da mudança. Busca-se desenvolver nos estagiários a habilidade de conceituação de caso e plano de tratamento com base nos pressupostos teóricos desta ação do serviço. Prática: um breve relato do caso Mariana No começo de cada semestre os estagiários recebem os pacientes que irão atender, observam as demandas e fazem o contato inicial para marcar a primeira consulta. As estagiárias autoras deste capítulo encontra- ram pelo o percurso do estágio dona Mariana (nome fictício). A paciente
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