Saúde e cuidado no serviço escola: adolescência presente!

84 Nutrição e Psicologia: relato de experiência no projeto atendimento em conjunto Apesar de interdisciplinaridade não ser um conceito que apresenta uma de- finição única, a base comum entre os vários significados é a troca, a aproxi- mação, a integração de conhecimentos entre profissionais de diferentes áreas. (VILELA; MENDES, 2003). Assim, o Atendimento em Conjunto através de uma escuta ampliada tem como objetivo gerar autonomia e promover mudanças de hábitos de vida (atividade física, sono, práticas alimentares) em pacientes com dificuldades de aderir ao tratamento nutricional. (CATTANI et al. , 2017). O comportamento em saúde pode ser definido como um conjunto de ações desenvolvidas com o objetivo de prevenir, detectar precocemente doenças, assim como melhorar a saúde e o bem-estar, e incluem o autocuida- do, o uso de serviços médicos (ex: vacinação, rastreio) e comportamentos au- todirigidos (ex: exercícios, dietas, etc.). (MONTEIRO; TERUYA; REMOR, 2018). Assim, hoje, o Atendimento em Conjunto é composto pelas áreas de psicologia, nutrição e enfermagem visando tanto a prevenção quanto a modi- ficação de comportamentos em saúde em prol de uma melhora nos hábitos de vida, controle das condições de doenças, e consequentemente melhora da qualidade de vida das pessoas atendidas. O Atendimento em Conjunto usa como base para os seus atendimen- tos a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) de Aaron Beck, a Entrevista Motivacional (EM) de William Miller e Stephen Rollnick e o Modelo Transteórico de Mudança do Comportamento (MTMC) de James Prochaska e Carlo DiClemente, que podem ser chamados de “fios condutores” para as três áreas (psicologia, nutrição e enfermagem) e que facilitam a comunicação entre as mesmas, de alguma maneira. Além disso, em 2018 começamos a tra- balhar com Mindful eating , que significa desenvolver atenção plena ao comer e escolher os alimentos, tendo consciência dos pensamentos, sentimentos e das sensações físicas relacionadas à alimentação. (THE CENTER FOR MINDFUL EATING, 2019). Nas primeiras supervisões da ação estuda-se sobre a EM e o MTMC, os quais auxiliam na compreensão da motivação e dos processos humanos de mudança, orientando a forma de comunicação com os pacientes. Os aspectos da TCC que contribuem para o tratamento estão primordialmente relaciona- dos à sua forma estruturada, de curta duração, direcionada para solução de problemas e modificações cognitivas e comportamentais. (BECK, 2013). Para a TCC o pensamento tem um aspecto fundamental, e os nossos pensamentos impactam nas nossas emoções e nos nossos comportamentos (BECK, 2013), dessa maneira, trabalhamos muito sobre estes três aspectos centrais da TCC relacionado à alimentação e à relação com a comida e outros comportamen- tos em saúde, como adesão a medicamentos, realização de exames, etc.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz