Saúde e cuidado no serviço escola: adolescência presente!

Franciele Peloso, Luana Kehl, Martha Wallig Brusius Ludwig e Maria Lúcia Lopes 83 Nutrição e Psicologia: relato de experiência no projeto atendimento em conjunto Franciele Peloso 1 Luana Kehl 2 Martha Wallig Brusius Ludwig 3 Maria Lúcia Lopes 4 RESUMO: O presente capítulo busca dar uma visão geral sobre os pressu- postos teóricos que embasam a modalidade de Atendimento em Conjunto do PAAS, assim como um breve relato de um caso clínico e exemplos de algu- mas intervenções que são realizadas com os pacientes. O objetivo é mostrar como esta prática interdisciplinar funciona e de que forma contribui significa- tivamente não só para os estagiários que aprendem muito com as outras áreas de conhecimento como também para os pacientes que são atendidos a partir de um olhar mais ampliado da sua saúde. Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Atendimento em conjunto. Nutrição. Psicologia. Pressupostos teóricos do atendimento em conjunto Devido às dificuldades dos pacientes em modificar seus comporta- mentos alimentares em prol da saúde, esta modalidade de atendimento ini- ciou-se no PAAS inspirada por práticas interdisciplinares entre psicologia e nutrição que já ocorriam em outras universidades e notavam-se benefícios para os pacientes. (MEDEIROS; BRAGA-CAMPOS; MOREIRA, 2014). 1 Graduanda de Psicologia e estagiária de Psicologia no Programa de Atenção Ampliada à Saúde (PAAS). 2 Graduanda de Nutrição e Estagiária de Nutrição no PAAS. 3 Docente do curso de graduação em Psicologia na UNISINOS. Supervisora no PAAS de 2014 a 2019/1. 4 Docente do curso de graduação em Nutrição na UNISINOS. Supervisora no PAAS.

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