Saúde e cuidado no serviço escola: adolescência presente!
Celma Matos Campos, Joice Costa da Silva Gomes e Lígia Hecker Ferreira 69 A aprendizagem pode funcionar como uma viagem ao encontro do estranho e de gerar novos questionamentos, independente de onde estamos. Como alunas e temporariamente no lugar de avaliadoras, foi possível perceber o quão potente pode ser um processo de avaliação psicológica e o quanto cada etapa é significativa para quem está sendo avaliado. Nesse sentido, há de se lidar com a responsabilidade e a expectativa de dar respostas que são colocadas sobre o avaliador. Entretanto, na visão das autoras, não é papel da Psicologia apenas dar respostas ou resolver problemas, mas tentar enxergar demandas e possibilidades. REFERÊNCIAS BANDEIRA, D. R.; TRENTINI, C. M.; KRUG, J. S. Psicodiagnóstico: formação, cuidados éticos, avaliação de demanda e estabelecimento de objetivos. In : HUTZ, C. S. et al . (Org.). Psicodiagnóstico . Porto Alegre: Artmed, 2016. p. 396-422. CARNEIRO, Gabriela Raeder da Silva; MARTINELLI, Selma de Cássia; SISTO, Fermino Fernandes. Autoconceito e dificuldades de aprendizagem na escrita. Psicol Reflexo. Crit. Porto Alegre, v. 16, n. 3, p. 427-434, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo. php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722003000300002&lng=en& nrm=iso . Acesso em: 20 out. 2019. CORSO, M.; CORSO, D. L. Adolescência em cartaz : filmes e psicanálise para entendê-la. Porto Alegre: Artmed, 2018. FREITAS, L.B. L.Apsicologiaeas criançasquenãoaprendem: dacumplicidade com a exclusão à luta pela inclusão social. In : FERREIRINHA, Isabella Maria Nunes; RAITZ, Tânia Regina. As relações de poder em Michel Foucault: reflexões teóricas. Revista de Administração Pública , Rio de Janeiro, v. 44, n. 2, p. 367-383, 2010. FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir : nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1977. KASTRUP, V. Aprendizagem, arte e invenção. Psicologia em Estudo , Maringá, v. 6, n. 1, p. 17-27, jan./jun. 2001. LA EDUCACIÓN prohibida. Direção: German Doin e Verónica Guzzo. Argentina: Reevo. 2012. (120 min.). KUPFER, Maria Cristina M.; PETRI, Renata. “ Por que ensinar a quem não aprende? Estilos da Clínica , São Paulo, v. 5, n. 9, p. 109-117, 2000.
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz