Saúde e cuidado no serviço escola: adolescência presente!

54 Direção do esporte como transformador de realidade para adolescentes em situação de vulnerabilidade e o encontro... tenham uma relação prazerosa, de admiração pela comida, deixando claro que não há problema em comer qualquer alimento, desde que se mantenha um equilíbrio, buscando não só a saúde física do corpo, mas também mental. (ALVARENGA, 2015). Relato de experiência O Projeto Canoagem na Escola – desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de São Leopoldo (Smed) e a Associação Leopoldense de Canoagem (ALECA), criada para que os atletas pudessem competir pelo município, tem por intuito incentivar a prática do esporte, amparar jovens e partilhar noções de ética e cidadania. A canoagem transforma os adoles- centes, principalmente na questão comportamental. Estagiários de nutrição e psicologia do Programa de Atenção Ampliada à Saúde (PAAS), iniciaram em 2017 o Projeto Canoagem, realizado com quatro grupos: dois no turno da manhã e dois à tarde, com encontros quinzenais para cada grupo com média de seis a dez atletas. Começou o trabalho do desenvolvimento pessoal, discussões sobre sentimentos e emoções oriundas do esporte e sobre hábitos alimentares mais saudáveis, além da alimentação focada no esporte, abrindo espaço para Nutrição Esportiva com ênfase no comportamento alimentar. Os atletas podem receber o auxílio Bolsa Atleta conforme seu desempenho em competições – esta já presente na renda de alguns jovens do projeto. Como relatado, tal incentivo além de motivar os atletas a continuarem trei- nando e buscando excelência, ajuda a manter o foco na escola – obtenção de melhores notas – na aquisição de equipamentos para melhorar a qualidade dos treinamentos, possibilita certo grau de independência financeira, fazendo com que tenham mais variabilidade e oportunidade de incorporarem comi- da de verdade na alimentação, como orientado nos encontros ao enfatizar os alimentos in natura e minimamente processados provenientes das ativi- dades com o Guia Alimentar para a População Brasileira. (MELO; JAIME; MONTEIRO, 2014). Visa-se sempre a melhor qualidade nutricional, uma vez que os conhecimentos provenientes dos grupos passaram a influenciar a alimentação da família, e possivelmente, um futuro com menor propensão a doenças crônicas não transmissíveis. Tal auxílio corrobora o desenvolvi- mento do atleta, como cidadão e profissional, ensinando responsabilidades e deveres em uma fase importante e de amadurecimento que é a adolescência, sendo de suma importância esse incentivo. Já nos primeiros grupos realizados no ano de 2017, na própria sede da ALECA, surgiram demandas em relação a alimentação, hidratação e su- plementação, além do nervosismo, ansiedade e motivação para treinar. A intervenção interdisciplinar começou a ser planejada a partir das demandas

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