Saúde e cuidado no serviço escola: adolescência presente!

34 “É como se todo mundo visse a gente horas e horas e não nos percebesse…” necessidade de pensar seus processos para lidar com os seus alunos adoles- centes que, das mais diversas formas, expressavam intenso sofrimento e dor frente a diferentes situações de vida. Iniciamos descrevendo o PAAS e seu contexto e a chegada do pedido, bem como o encontro entre a demanda e aquilo que o serviço toma para si, entendendo ser de sua competência e, portanto, poder se ocupar. Daí resgatamos historicamente a adolescência, assegurando seu caráter plural. Também nos dedicamos à compreensão da produção de subjetividade na adolescência e o papel social da escola, finali- zando com indicativos sobre as possibilidades da psicologia ao acompanhar os adolescentes hoje. Palavras-chave: Adolescência. Sofrimento. Escola. Produção de subjetivida- de. Psicologia. Em 2017, como de costume, organizamos o Seminário Interdisciplinar do Programa de Atenção Ampliada à Saúde (PAAS). Era o nosso VIII Seminário: “ Entrelaçando redes para fortalecer o cuidado” , realizado numa perspec- tiva de aproximação junto às diferentes instâncias da rede municipal das quais participávamos. Nos Grupos de Trabalhos Temáticos, que foram montados para operacionalizar as discussões e identificar proposições, nos deparamos com significativa presença de trabalhadores da rede de atenção à crianças e adolescentes de São Leopoldo. Esses profissionais, além de pretenderem co- nhecer e entender mais detalhadamente qual era nosso trabalho, vinham em busca de ajuda e de interlocução para as demandas que se colocavam para eles em seus locais e para suas equipes. O pedido era para que pudessem contar com apoio e/ou subsídios do PAAS para melhor realizarem o trabalho junto às crianças e aos adolescentes. A realidade trazida pelos trabalhadores da rede municipal, veio ao encontro do que a equipe do Acolhimento Permanente do PAAS identificava a cada novo cadastro 9 : o aumento significativo, nos últimos anos, dos encaminhamentos de escolas, de diferentes serviços e profissionais da cidade e mesmo da busca espontânea de familiares e responsáveis pelo tratamento psicológico, pela psicoterapia para os adolescentes e crianças. No planejamento do PAAS para o ano de 2018, avaliando o VIII Seminário, realizado no ano anterior, e partindo dos dados do Acolhimento Permanente (ação do PAAS, que realiza a escuta das pessoas que chegam ao serviço, identificando suas demandas e buscando o melhor encaminhamento) que apontavam para o aumento do sofrimento dos adolescentes, a equipe entendeu ser necessário e politicamente fundamental acolher a necessidade 9 Cadastro é a forma como a ação de Acolhimento Permanente do PAAS nomeia a data e o ato para a inscrição dos usuários no Serviço. Acontecem normalmente 3 cadastros por ano.

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