Saúde e cuidado no serviço escola: adolescência presente!

Rayra R. Rodrigues, Mariana C. Schneider, Allana G. Mello da Silva, Lígia H. Ferreira e Rosana C. de Castro 33 “É como se todo mundo visse a gente horas e horas e não nos percebesse…” 1 Rayra Roncatto Rodrigues 2 Mariana Cunha Schneider 3 Allana Gessiele Mello da Silva 4 Lígia Hecker Ferreira 5 Rosana Cecchini de Castro 6 No quarto há uma tela. Na luz brilhante do ecrã, a denúncia de um modo, de um tempo. No quarto há um corpo. Na busca de um rompante, de um alento. No quarto há um silêncio. Cerceamento. RESUMO: O propósito deste texto é destacar elementos para uma reflexão produzida a partir da experiência de assessoria realizada em uma escola de Ensino Médio que solicitou a ajuda da UNISINOS 7 /PAAS 8 , em função da 1 Fala trazida por um adolescente durante o processo de Análise Institucional realizado na escola a que este trabalho faz referência. 2 Graduanda em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. 3 Graduanda em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. 4 Psicóloga. Especialista em Neuropsicologia com Ênfase em Neuropsicologia Escolar. Integrante da Equipe de Gestão do PAAS. 5 Psicóloga. Professora e Supervisora de Estágios do Curso de Psicologia UNISINOS e do Programa de Atenção Ampliada à Saúde (PAAS). 6 Psicóloga. Psicanalista. Coordenadora dos Cursos de Psicologia da Unisinos/RS São Leopoldo e Porto Alegre; Coordenadora do Programa de Atenção Ampliada à Saúde (PAAS), UNISINOS/RS. Professora e Supervisora de Estágios do Curso de Psicologia, UNISINOS/RS. Doutora em Psicologia da Saúde e da Família, Deusto/Espanha. 7 UNISINOS – Universidade do Vale do Rio dos Sinos. 8 PAAS – Programa de Atenção Ampliada à Saúde, Serviço Escola na área da saúde da UNISINOS.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz